A relevância da Pedagogia Waldorf em pesquisas de pós graduação no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo aborda sobre o currículo da Pedagogia Waldorf, analisando seus saberes práticos e vivências. O objetivo central é compreender como a pedagogia Waldorf se entrelaça com as experiências dos estudantes e é moldada pelas visões de mundo, no qual a partir disso é explorada no contexto do pensamento de Rudolf Steiner, que enfatiza a educação para a liberdade e a autonomia. Steiner acredita que a educação é essencial para a evolução social, sendo as escolas Waldorf um meio para a rea ...
O presente estudo aborda sobre o currículo da Pedagogia Waldorf, analisando seus saberes práticos e vivências. O objetivo central é compreender como a pedagogia Waldorf se entrelaça com as experiências dos estudantes e é moldada pelas visões de mundo, no qual a partir disso é explorada no contexto do pensamento de Rudolf Steiner, que enfatiza a educação para a liberdade e a autonomia. Steiner acredita que a educação é essencial para a evolução social, sendo as escolas Waldorf um meio para a realização das propostas da trimembração social, fundamentada em fraternidade, igualdade e liberdade. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, a pesquisa examina documentos, livros, teses de doutorado e outros materiais relacionados à esta linha da Pedagogia, no período entre 2015 a 2022. O estudo revela uma predominância de mulheres pesquisadoras na área da Pedagogia Waldorf, sugerindo a influência histórica e cultural da educação como uma atividade feminina. Além disso, nos resultados, emerge uma compreensão mais nítida da posição e importância da Pedagogia Waldorf no cenário educacional. Através da exploração das regiões dos Programas de Pós-Graduação, do gênero dos autores e autoras envolvidos, das áreas do conhecimento abrangidas e das regiões geográficas do Brasil onde os autores estão localizados, foram delineados padrões e tendências que destacam seu impacto e relevância. No entanto, destaca-se que ainda mesmo na Graduação de Pedagogia, este tema é pouco abordado. Neste viés, as considerações finais apontam para a complexidade das abordagens educacionais alternativas e para a importância de integrar diferentes metodologias no campo educacional. A Pedagogia Waldorf é reconhecida como uma abordagem relevante e enriquecedora, e seu potencial para criar ambientes de aprendizado inclusivos e dinâmicos é destacado. O estudo conclui que a Pedagogia Waldorf merece mais atenção e investigação, e que sua adoção combinada com outras metodologias pode preparar melhor as futuras gerações para os desafios do século XXI. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License