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dc.contributor.advisorPerondi, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorPiltcher, Manuelapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T06:37:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279195pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda sobre o currículo da Pedagogia Waldorf, analisando seus saberes práticos e vivências. O objetivo central é compreender como a pedagogia Waldorf se entrelaça com as experiências dos estudantes e é moldada pelas visões de mundo, no qual a partir disso é explorada no contexto do pensamento de Rudolf Steiner, que enfatiza a educação para a liberdade e a autonomia. Steiner acredita que a educação é essencial para a evolução social, sendo as escolas Waldorf um meio para a realização das propostas da trimembração social, fundamentada em fraternidade, igualdade e liberdade. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, a pesquisa examina documentos, livros, teses de doutorado e outros materiais relacionados à esta linha da Pedagogia, no período entre 2015 a 2022. O estudo revela uma predominância de mulheres pesquisadoras na área da Pedagogia Waldorf, sugerindo a influência histórica e cultural da educação como uma atividade feminina. Além disso, nos resultados, emerge uma compreensão mais nítida da posição e importância da Pedagogia Waldorf no cenário educacional. Através da exploração das regiões dos Programas de Pós-Graduação, do gênero dos autores e autoras envolvidos, das áreas do conhecimento abrangidas e das regiões geográficas do Brasil onde os autores estão localizados, foram delineados padrões e tendências que destacam seu impacto e relevância. No entanto, destaca-se que ainda mesmo na Graduação de Pedagogia, este tema é pouco abordado. Neste viés, as considerações finais apontam para a complexidade das abordagens educacionais alternativas e para a importância de integrar diferentes metodologias no campo educacional. A Pedagogia Waldorf é reconhecida como uma abordagem relevante e enriquecedora, e seu potencial para criar ambientes de aprendizado inclusivos e dinâmicos é destacado. O estudo conclui que a Pedagogia Waldorf merece mais atenção e investigação, e que sua adoção combinada com outras metodologias pode preparar melhor as futuras gerações para os desafios do século XXI.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEvolução socialpt_BR
dc.titleA relevância da Pedagogia Waldorf em pesquisas de pós graduação no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211660pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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