A relevância da Pedagogia Waldorf em pesquisas de pós graduação no Brasil
dc.contributor.advisor | Perondi, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Piltcher, Manuela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:37:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279195 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda sobre o currículo da Pedagogia Waldorf, analisando seus saberes práticos e vivências. O objetivo central é compreender como a pedagogia Waldorf se entrelaça com as experiências dos estudantes e é moldada pelas visões de mundo, no qual a partir disso é explorada no contexto do pensamento de Rudolf Steiner, que enfatiza a educação para a liberdade e a autonomia. Steiner acredita que a educação é essencial para a evolução social, sendo as escolas Waldorf um meio para a realização das propostas da trimembração social, fundamentada em fraternidade, igualdade e liberdade. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, a pesquisa examina documentos, livros, teses de doutorado e outros materiais relacionados à esta linha da Pedagogia, no período entre 2015 a 2022. O estudo revela uma predominância de mulheres pesquisadoras na área da Pedagogia Waldorf, sugerindo a influência histórica e cultural da educação como uma atividade feminina. Além disso, nos resultados, emerge uma compreensão mais nítida da posição e importância da Pedagogia Waldorf no cenário educacional. Através da exploração das regiões dos Programas de Pós-Graduação, do gênero dos autores e autoras envolvidos, das áreas do conhecimento abrangidas e das regiões geográficas do Brasil onde os autores estão localizados, foram delineados padrões e tendências que destacam seu impacto e relevância. No entanto, destaca-se que ainda mesmo na Graduação de Pedagogia, este tema é pouco abordado. Neste viés, as considerações finais apontam para a complexidade das abordagens educacionais alternativas e para a importância de integrar diferentes metodologias no campo educacional. A Pedagogia Waldorf é reconhecida como uma abordagem relevante e enriquecedora, e seu potencial para criar ambientes de aprendizado inclusivos e dinâmicos é destacado. O estudo conclui que a Pedagogia Waldorf merece mais atenção e investigação, e que sua adoção combinada com outras metodologias pode preparar melhor as futuras gerações para os desafios do século XXI. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Evolução social | pt_BR |
dc.title | A relevância da Pedagogia Waldorf em pesquisas de pós graduação no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211660 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)