Centros de atenção psicossocial infantojuvenil (CAPSij) e escolas: encontros, diferenças e possibilidades de um cuidado intersetorial e colaborativo
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo compartilha perspectivas e considerações de profissionais da saúde e educadoras especiais sobre um trabalho intersetorial e colaborativo entre os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) e Escolas da rede pública de Porto Alegre. Objetivou-se identificar quais são os elementos limitantes, os elementos facilitadores e as possibilidades de um trabalho intersetorial e colaborativo, assim como verificar como essas instituições realizam o acompanhamento de crianças e ...
O presente estudo compartilha perspectivas e considerações de profissionais da saúde e educadoras especiais sobre um trabalho intersetorial e colaborativo entre os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) e Escolas da rede pública de Porto Alegre. Objetivou-se identificar quais são os elementos limitantes, os elementos facilitadores e as possibilidades de um trabalho intersetorial e colaborativo, assim como verificar como essas instituições realizam o acompanhamento de crianças e adolescentes com transtornos ou em sofrimento psíquico. Trata-se de uma pesquisa com enfoque exploratório e abordagem qualitativa que utiliza entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da saúde e educação e considera a importância da legislação, documentos, outros estudos e revisão de literatura sobre a temática. A partir dos relatos das colaboradoras, foi possível perceber desafios significativos no processo de estabelecimento de redes de colaboração, na busca por meios de estabelecer uma comunicação eficaz e participação de profissionais dessas áreas em movimentações existentes devido a sobrecarga de trabalho, carência de profissionais atuantes, gestão do tempo, formação sobre temáticas atuais e sensíveis e a falta de comunicação entre educação e saúde. As colaboradoras indicam a necessidade de espaços regulares para trocas e discussões entre os setores de saúde mental e educação, investimento, políticas e práticas que fomentam a intersetorialidade e a construção de ambientes capazes de integrar e possibilitar um trabalho colaborativo que atue diretamente com crianças e adolescentes, principalmente aquelas que apresentam Necessidades Educacionais Especiais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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