Centros de atenção psicossocial infantojuvenil (CAPSij) e escolas: encontros, diferenças e possibilidades de um cuidado intersetorial e colaborativo
dc.contributor.advisor | Gai, Daniele Noal | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Willian Domenique Campos dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T06:00:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276721 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo compartilha perspectivas e considerações de profissionais da saúde e educadoras especiais sobre um trabalho intersetorial e colaborativo entre os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) e Escolas da rede pública de Porto Alegre. Objetivou-se identificar quais são os elementos limitantes, os elementos facilitadores e as possibilidades de um trabalho intersetorial e colaborativo, assim como verificar como essas instituições realizam o acompanhamento de crianças e adolescentes com transtornos ou em sofrimento psíquico. Trata-se de uma pesquisa com enfoque exploratório e abordagem qualitativa que utiliza entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da saúde e educação e considera a importância da legislação, documentos, outros estudos e revisão de literatura sobre a temática. A partir dos relatos das colaboradoras, foi possível perceber desafios significativos no processo de estabelecimento de redes de colaboração, na busca por meios de estabelecer uma comunicação eficaz e participação de profissionais dessas áreas em movimentações existentes devido a sobrecarga de trabalho, carência de profissionais atuantes, gestão do tempo, formação sobre temáticas atuais e sensíveis e a falta de comunicação entre educação e saúde. As colaboradoras indicam a necessidade de espaços regulares para trocas e discussões entre os setores de saúde mental e educação, investimento, políticas e práticas que fomentam a intersetorialidade e a construção de ambientes capazes de integrar e possibilitar um trabalho colaborativo que atue diretamente com crianças e adolescentes, principalmente aquelas que apresentam Necessidades Educacionais Especiais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
dc.title | Centros de atenção psicossocial infantojuvenil (CAPSij) e escolas: encontros, diferenças e possibilidades de um cuidado intersetorial e colaborativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001206937 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)