Planejamento da mediação docente no Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (2020-2022) : análise de perguntas com potencial pedagógico
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo classificar e analisar as perguntas planejadas para a mediação docente nos planos de aula de duas residentes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (2020-2022). O material empírico foi composto por 15 planos de aula planejados em docência compartilhada pelas residentes para uma turma de 1ª ano do Ensino Fundamental, e desenvolvidos na prática em modelo de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de covid-19, em 2021. Por meio da análise do ...
Esta pesquisa teve como objetivo classificar e analisar as perguntas planejadas para a mediação docente nos planos de aula de duas residentes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (2020-2022). O material empírico foi composto por 15 planos de aula planejados em docência compartilhada pelas residentes para uma turma de 1ª ano do Ensino Fundamental, e desenvolvidos na prática em modelo de ensino remoto emergencial, durante a pandemia de covid-19, em 2021. Por meio da análise documental e com abordagem quali-quantitativa, foram identificadas 346 perguntas planejadas para a mediação docente. As perguntas foram classificadas quanto à forma, utilizando a tipologia de Wiggins e McTighe, e quanto à função, utilizando a tipologia de Christensen. Como referencial teórico, o estudo utiliza contribuições de Tardif e Lessard, para compreender os fundamentos interativos da docência, e Russel e Airasian, para compreender a importância das perguntas no trabalho docente. Como resultados da análise de perguntas quanto à forma, o estudo apresentou a predominância de perguntas do tipo convergentes e uma frequência limitada de perguntas convergentes/retóricas. Percebeu-se uma presença moderada de perguntas divergentes. Como resultados da análise de perguntas quanto à função, observou-se a predominância de perguntas de sequência e de informação que apresentaram uma quantidade substancialmente maior comparado aos outros tipos de perguntas e estiveram presentes em todas as aulas planejadas. Apesar de os demais tipos de perguntas previstos no referencial teórico apresentarem uma frequência menor nos planos de aula, foram encontradas perguntas de todos os tipos previstos. Conclui-se que, mesmo frente aos desafios da modalidade ensino remoto, como problemas de conexão com estudantes, limitação de tempo e de interação na aula, as residentes conseguiram desenvolver um repertório variado de perguntas para mediação docente com diferentes finalidades, o que é importante para produzir aprofundamento da aprendizagem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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