O comentário é foda, é Ludmilla na cidade : uma análise da representação de elementos do imaginário carioca nas capas dos álbuns Numanice, de Ludmilla
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca debater teorias do imaginário urbano da cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva das capas de um Extended Play (EP) e dois álbuns da artista Ludmilla: Numanice, Numanice Ao Vivo e Numanice #2. Para isso, o objetivo geral se baseia em identificar os elementos da identidade carioca representados nas capas do EP Numanice e dos álbuns Numanice Ao Vivo e Numanice #2, da cantora Ludmilla. Como objetivos específicos, foram delimitados quatro: a) Compreender como os imaginários ur ...
Este trabalho busca debater teorias do imaginário urbano da cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva das capas de um Extended Play (EP) e dois álbuns da artista Ludmilla: Numanice, Numanice Ao Vivo e Numanice #2. Para isso, o objetivo geral se baseia em identificar os elementos da identidade carioca representados nas capas do EP Numanice e dos álbuns Numanice Ao Vivo e Numanice #2, da cantora Ludmilla. Como objetivos específicos, foram delimitados quatro: a) Compreender como os imaginários urbanos se constituem; b) Identificar os elementos da cidade do Rio de Janeiro que integram o imaginário carioca; c) Contextualizar a trajetória de Ludmilla e os álbuns Numanice; d) Analisar os elementos do imaginário carioca presentes nas capas dos álbuns Numanice. A discussão teórica engloba os conceitos de imaginário urbano e da história da cidade do Rio de Janeiro e da trajetória de Ludmilla. Neste sentido, destacamos os autores Silva (2001), Ferrara (2008), Canclini (2007; 2008), Pinho (2020), Ferreira (2020) e Silva (2017). Para que este trabalho efetivamente se desenvolvesse, a revisão bibliográfica tem aporte nas técnicas metodológicas de pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2005), análise documental (Moreira, 2005) e análise de imagens (Barthes, 1980; Joly, 1994). Como resultado, foi constatado que o imaginário carioca está presente em elementos e pontos específicos da cidade mais do que em outros, e estes se concentram na Zona Sul da cidade. A partir disso, os elementos do Pão de Açúcar, Morro do Corcovado, Cristo Redentor, Calçadão de Copacabana e as favelas estão explicitamente expostos nas capas. Além disso, observamos elementos secundários que remetem às praias cariocas, como o sol, as folhas de coqueiro e os pássaros. ...
Abstract
This research seeks to debate theories of the urban imaginary of the city of Rio de Janeiro, from the perspective of the covers of an Extended Play (EP) and two albums by the artist Ludmilla: Numanice, Numanice Ao Vivo and Numanice #2. To achieve this, the general objective is based on identifying the elements of Rio's identity represented on the covers of the EP Numanice and the albums Numanice Ao Vivo and Numanice #2, by singer Ludmilla. As specific objectives, four were delimited: a) Underst ...
This research seeks to debate theories of the urban imaginary of the city of Rio de Janeiro, from the perspective of the covers of an Extended Play (EP) and two albums by the artist Ludmilla: Numanice, Numanice Ao Vivo and Numanice #2. To achieve this, the general objective is based on identifying the elements of Rio's identity represented on the covers of the EP Numanice and the albums Numanice Ao Vivo and Numanice #2, by singer Ludmilla. As specific objectives, four were delimited: a) Understanding how urban imaginaries are constituted; b) Identify the elements of the city of Rio de Janeiro that make up the Rio imaginary; c) Contextualize Ludmilla’s trajectory and Numanice albums; d) Analyze the elements of Rio’s imaginary present on the Numanice album covers. The theoretical discussion encompasses the concepts of urban imaginary and the history of the city of Rio de Janeiro and Ludmilla's trajectory. In this sense, the authors Silva (2001), Ferrara (2008), Canclini (2007; 2008), Pinho (2020), Ferreira (2020) and Silva (2017) stand out. For this work to effectively develop, the bibliographic review is supported by the methodological techniques of bibliographic research (Stumpf, 2005), documentary analysis (Moreira, 2005) and image analysis (Barthes, 1980; Joly, 1994). As a result, it was found that the Rio imaginary is present in specific elements and points of the city more than in others, and these are concentrated in the South Zone of the city. From this, the elements of Pão de Açúcar, Morro do Corcovado, Christ the Redeemer, Copacabana Boardwalk and the favelas are explicitly exposed on the covers. Furthermore, we observed secondary elements that refer to Rio's beaches, such as the sun, coconut leaves and birds. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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