Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKowarick, Adriana Coelho Borgespt_BR
dc.contributor.authorTotti, Luciana Lemos Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:35:16Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274181pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca debater teorias do imaginário urbano da cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva das capas de um Extended Play (EP) e dois álbuns da artista Ludmilla: Numanice, Numanice Ao Vivo e Numanice #2. Para isso, o objetivo geral se baseia em identificar os elementos da identidade carioca representados nas capas do EP Numanice e dos álbuns Numanice Ao Vivo e Numanice #2, da cantora Ludmilla. Como objetivos específicos, foram delimitados quatro: a) Compreender como os imaginários urbanos se constituem; b) Identificar os elementos da cidade do Rio de Janeiro que integram o imaginário carioca; c) Contextualizar a trajetória de Ludmilla e os álbuns Numanice; d) Analisar os elementos do imaginário carioca presentes nas capas dos álbuns Numanice. A discussão teórica engloba os conceitos de imaginário urbano e da história da cidade do Rio de Janeiro e da trajetória de Ludmilla. Neste sentido, destacamos os autores Silva (2001), Ferrara (2008), Canclini (2007; 2008), Pinho (2020), Ferreira (2020) e Silva (2017). Para que este trabalho efetivamente se desenvolvesse, a revisão bibliográfica tem aporte nas técnicas metodológicas de pesquisa bibliográfica (Stumpf, 2005), análise documental (Moreira, 2005) e análise de imagens (Barthes, 1980; Joly, 1994). Como resultado, foi constatado que o imaginário carioca está presente em elementos e pontos específicos da cidade mais do que em outros, e estes se concentram na Zona Sul da cidade. A partir disso, os elementos do Pão de Açúcar, Morro do Corcovado, Cristo Redentor, Calçadão de Copacabana e as favelas estão explicitamente expostos nas capas. Além disso, observamos elementos secundários que remetem às praias cariocas, como o sol, as folhas de coqueiro e os pássaros.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to debate theories of the urban imaginary of the city of Rio de Janeiro, from the perspective of the covers of an Extended Play (EP) and two albums by the artist Ludmilla: Numanice, Numanice Ao Vivo and Numanice #2. To achieve this, the general objective is based on identifying the elements of Rio's identity represented on the covers of the EP Numanice and the albums Numanice Ao Vivo and Numanice #2, by singer Ludmilla. As specific objectives, four were delimited: a) Understanding how urban imaginaries are constituted; b) Identify the elements of the city of Rio de Janeiro that make up the Rio imaginary; c) Contextualize Ludmilla’s trajectory and Numanice albums; d) Analyze the elements of Rio’s imaginary present on the Numanice album covers. The theoretical discussion encompasses the concepts of urban imaginary and the history of the city of Rio de Janeiro and Ludmilla's trajectory. In this sense, the authors Silva (2001), Ferrara (2008), Canclini (2007; 2008), Pinho (2020), Ferreira (2020) and Silva (2017) stand out. For this work to effectively develop, the bibliographic review is supported by the methodological techniques of bibliographic research (Stumpf, 2005), documentary analysis (Moreira, 2005) and image analysis (Barthes, 1980; Joly, 1994). As a result, it was found that the Rio imaginary is present in specific elements and points of the city more than in others, and these are concentrated in the South Zone of the city. From this, the elements of Pão de Açúcar, Morro do Corcovado, Christ the Redeemer, Copacabana Boardwalk and the favelas are explicitly exposed on the covers. Furthermore, we observed secondary elements that refer to Rio's beaches, such as the sun, coconut leaves and birds.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImaginário urbanopt_BR
dc.subjectUrban imaginariesen
dc.subjectRio de Janeiroen
dc.subjectTeoria do imagináriopt_BR
dc.subjectCapa de discospt_BR
dc.subjectRio’s imaginaryen
dc.subjectNumaniceen
dc.subjectLudmillaen
dc.subjectCover analysisen
dc.titleO comentário é foda, é Ludmilla na cidade : uma análise da representação de elementos do imaginário carioca nas capas dos álbuns Numanice, de Ludmillapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199114pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples