Pedagogos(as) trabalhando em espaços de educação social: a importância da práxis crítica no fazer profissional
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia investiga a temática da práxis no fazer profissional de Pedagogos(as) que atuam em espaços de Educação Social, buscando compreender de que maneira a práxis é percebida por estes profissionais e quais são as relações que eles(as) estabelecem entre o conceito e sua prática. Para alcançar esses objetivos foi utilizada como metodologia para levantamento de dados uma reunião estruturada como grupo focal, onde seis Pedagogos(as), ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia investiga a temática da práxis no fazer profissional de Pedagogos(as) que atuam em espaços de Educação Social, buscando compreender de que maneira a práxis é percebida por estes profissionais e quais são as relações que eles(as) estabelecem entre o conceito e sua prática. Para alcançar esses objetivos foi utilizada como metodologia para levantamento de dados uma reunião estruturada como grupo focal, onde seis Pedagogos(as), integrantes do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES), foram convidados para responder algumas questões referentes à temática, de modo que puderam complementar as respostas uns dos outros. O referencial teórico que fundamenta o trabalho se localiza especialmente na obra dos teóricos Karel Kosík e Paulo Freire. Como resultados da pesquisa foi possível perceber que tais profissionais participantes compreendem a práxis crítica, baseada em Freire e Kosík, como um conceito muito importante para o desenvolvimento de suas atividades nos diferentes cargos de Educação Social que ocupam, sobretudo numa perspectiva crítica e libertadora. O estudo demonstra que seria interessante levar ao conhecimento de mais profissionais da Educação Social o conceito de práxis no sentido de qualificar o trabalho por eles(as) desempenhado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License