Pedagogos(as) trabalhando em espaços de educação social: a importância da práxis crítica no fazer profissional
dc.contributor.advisor | Santos, Karine dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Cirino, Matheus Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:05:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274019 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia investiga a temática da práxis no fazer profissional de Pedagogos(as) que atuam em espaços de Educação Social, buscando compreender de que maneira a práxis é percebida por estes profissionais e quais são as relações que eles(as) estabelecem entre o conceito e sua prática. Para alcançar esses objetivos foi utilizada como metodologia para levantamento de dados uma reunião estruturada como grupo focal, onde seis Pedagogos(as), integrantes do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES), foram convidados para responder algumas questões referentes à temática, de modo que puderam complementar as respostas uns dos outros. O referencial teórico que fundamenta o trabalho se localiza especialmente na obra dos teóricos Karel Kosík e Paulo Freire. Como resultados da pesquisa foi possível perceber que tais profissionais participantes compreendem a práxis crítica, baseada em Freire e Kosík, como um conceito muito importante para o desenvolvimento de suas atividades nos diferentes cargos de Educação Social que ocupam, sobretudo numa perspectiva crítica e libertadora. O estudo demonstra que seria interessante levar ao conhecimento de mais profissionais da Educação Social o conceito de práxis no sentido de qualificar o trabalho por eles(as) desempenhado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Pedagogos(as) trabalhando em espaços de educação social: a importância da práxis crítica no fazer profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198873 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)