Psicologia do desenvolvimento na Educação Infantil: relações de afeto na docência
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da contribuição da psicologia do desenvolvimento para as relações de afeto na ação docente com crianças na educação infantil (E.I). O estudo é de cunho qualitativo, na forma de Estudo de Caso, tendo como participantes docentes que atuam ou atuaram na E.I. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Google Formulários, através do qual as professoras responderam sobre sua ação docente a partir das situações apresentadas. O referencial teórico util ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da contribuição da psicologia do desenvolvimento para as relações de afeto na ação docente com crianças na educação infantil (E.I). O estudo é de cunho qualitativo, na forma de Estudo de Caso, tendo como participantes docentes que atuam ou atuaram na E.I. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Google Formulários, através do qual as professoras responderam sobre sua ação docente a partir das situações apresentadas. O referencial teórico utilizado foi a epistemologia genética piagetiana. Os resultados do trabalho mostram que, segundo as professoras, a ação docente é pautada pelo acolhimento, conversas, intervenções e estratégias, mas nem sempre consideram o estádio de desenvolvimento como descritos por Piaget nas situações vivenciadas na E.I. A partir das escritas das participantes e do referencial teórico foi possível confirmar a importância da psicologia do desenvolvimento para a ação docente na educação infantil e a necessidade de que os professores se apropriem da teoria para nortear suas ações. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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