Psicologia do desenvolvimento na Educação Infantil: relações de afeto na docência
dc.contributor.advisor | Real, Luciane Magalhães Corte | pt_BR |
dc.contributor.author | Paim, Nathalia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:05:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274006 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da contribuição da psicologia do desenvolvimento para as relações de afeto na ação docente com crianças na educação infantil (E.I). O estudo é de cunho qualitativo, na forma de Estudo de Caso, tendo como participantes docentes que atuam ou atuaram na E.I. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Google Formulários, através do qual as professoras responderam sobre sua ação docente a partir das situações apresentadas. O referencial teórico utilizado foi a epistemologia genética piagetiana. Os resultados do trabalho mostram que, segundo as professoras, a ação docente é pautada pelo acolhimento, conversas, intervenções e estratégias, mas nem sempre consideram o estádio de desenvolvimento como descritos por Piaget nas situações vivenciadas na E.I. A partir das escritas das participantes e do referencial teórico foi possível confirmar a importância da psicologia do desenvolvimento para a ação docente na educação infantil e a necessidade de que os professores se apropriem da teoria para nortear suas ações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.title | Psicologia do desenvolvimento na Educação Infantil: relações de afeto na docência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198939 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)