Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais ...
A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License