Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar
dc.contributor.advisor | Corso, Helena Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Stein, Laura Falkembach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:04:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273994 | pt_BR |
dc.description.abstract | A habilidade de leitura pode ser dividida em três domínios interdependentes: a decodificação ou reconhecimento de palavras, a fluência de leitura e a compreensão leitora. Esta última, por sua vez, só pode ser plenamente alcançada após a aquisição das habilidades nos domínios anteriores. Dessa maneira, a leitura proficiente engloba diversos processos com diferentes demandas cognitivas. Considerando a complexa relação entre esses domínios, é possível que um aluno apresente déficits em um ou mais deles. Para realizar intervenções eficazes, é crucial que o professor identifique em quais componentes o estudante apresenta prejuízos. A avaliação desempenha um papel essencial nesse processo, uma vez que é por meio dela que o docente consegue identificar e localizar os déficits na leitura de seus alunos, o que serve como base para intervenções efetivas, visando promover o desenvolvimento integral das habilidades de leitura. Este trabalho busca através de dois estudos distintos, um estudo empírico e um teórico, avaliar os três domínios da leitura em um grupo de alunos de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre a fim de propor intervenções adequadas para os casos sugestivos de dificuldade, integrando duas temáticas que estão diretamente relacionadas- a avaliação e a intervenção. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Avaliação de alunos do 5° ano do ensino fundamental sob risco de dificuldade de leitura e com dificuldade de leitura- identificação e possibilidades de intervenção no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198822 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)