Percepções de consumidores sobre a inserção de Trade Marketing de bebidas energéticas nos pontos de vendas de Porto Alegre e a sua relação com o consumo
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso discute a percepção dos consumidores sobre a inserção de trade marketing de bebidas energéticas nos pontos de vendas de Porto Alegre, com enfoque particular na relação com o consumo. O objetivo principal consiste em compreender as percepções de consumidores de bebidas energéticas em mercados de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em relação a práticas de comunicação mercadológica e soluções de merchandising e trade marketing. Já os objetivos específicos são refl ...
Este trabalho de conclusão de curso discute a percepção dos consumidores sobre a inserção de trade marketing de bebidas energéticas nos pontos de vendas de Porto Alegre, com enfoque particular na relação com o consumo. O objetivo principal consiste em compreender as percepções de consumidores de bebidas energéticas em mercados de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em relação a práticas de comunicação mercadológica e soluções de merchandising e trade marketing. Já os objetivos específicos são refletir sobre marketing, aspectos relacionados aos pontos de venda (PDV) e estímulos aos consumidores, a partir da comunicação mercadológica; apresentar perspectivas teóricas e de mercado sobre consumo e comportamento do consumidor, especificamente no que envolve a categoria de energéticos e, por fim, descrever as estratégias de trade marketing de energético em PDVs. A pesquisa, de caráter exploratório, é desenvolvida por meio das técnicas bibliográfica e documental. Na dimensão empírica, realizamos observação não participante dos PDVs e coletamos informações com consumidores por meio de questionários. Em síntese, os resultados apontam que as estratégias e implementações de materiais de trade marketing presentes nos pontos de vendas de autosserviço em Porto Alegre/RS têm impacto direto e exercem influência na decisão de compra, o que é evidenciado pela maior representatividade de respondentes influenciados por essas abordagens. ...
Abstract
This course completion work discusses consumers' perception regarding the integration of trade marketing for energy drinks in sales points in Porto Alegre, with a specific focus on the consumption relationship. The primary objective is to comprehend the perceptions of energy drink consumers in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, concerning market communication practices and merchandising and trade marketing solutions. The specific objectives include reflecting on marketing, aspects related to poin ...
This course completion work discusses consumers' perception regarding the integration of trade marketing for energy drinks in sales points in Porto Alegre, with a specific focus on the consumption relationship. The primary objective is to comprehend the perceptions of energy drink consumers in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, concerning market communication practices and merchandising and trade marketing solutions. The specific objectives include reflecting on marketing, aspects related to point of sale (POS) and consumer stimuli through market communication; presenting theoretical and market perspectives on consumption and consumer behavior, specifically within the energy drink category; and finally, describing the trade marketing strategies for energy drinks in POS. The exploratory research employs bibliographic and documentary techniques. In the empirical dimension, we conduct non-participant observation of POS and gather consumer information through questionnaires. In summary, the results indicate that the strategies and implementation of trade marketing materials in self-service retail points in Porto Alegre/RS, have a direct impact and influence on purchasing decisions, as evidenced by a higher representation of respondents influenced by these approaches. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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