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dc.contributor.advisorSilva, Diego Wander Santos dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luis Miguel Medeiros Vargas dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:56:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272594pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso discute a percepção dos consumidores sobre a inserção de trade marketing de bebidas energéticas nos pontos de vendas de Porto Alegre, com enfoque particular na relação com o consumo. O objetivo principal consiste em compreender as percepções de consumidores de bebidas energéticas em mercados de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em relação a práticas de comunicação mercadológica e soluções de merchandising e trade marketing. Já os objetivos específicos são refletir sobre marketing, aspectos relacionados aos pontos de venda (PDV) e estímulos aos consumidores, a partir da comunicação mercadológica; apresentar perspectivas teóricas e de mercado sobre consumo e comportamento do consumidor, especificamente no que envolve a categoria de energéticos e, por fim, descrever as estratégias de trade marketing de energético em PDVs. A pesquisa, de caráter exploratório, é desenvolvida por meio das técnicas bibliográfica e documental. Na dimensão empírica, realizamos observação não participante dos PDVs e coletamos informações com consumidores por meio de questionários. Em síntese, os resultados apontam que as estratégias e implementações de materiais de trade marketing presentes nos pontos de vendas de autosserviço em Porto Alegre/RS têm impacto direto e exercem influência na decisão de compra, o que é evidenciado pela maior representatividade de respondentes influenciados por essas abordagens.pt_BR
dc.description.abstractThis course completion work discusses consumers' perception regarding the integration of trade marketing for energy drinks in sales points in Porto Alegre, with a specific focus on the consumption relationship. The primary objective is to comprehend the perceptions of energy drink consumers in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, concerning market communication practices and merchandising and trade marketing solutions. The specific objectives include reflecting on marketing, aspects related to point of sale (POS) and consumer stimuli through market communication; presenting theoretical and market perspectives on consumption and consumer behavior, specifically within the energy drink category; and finally, describing the trade marketing strategies for energy drinks in POS. The exploratory research employs bibliographic and documentary techniques. In the empirical dimension, we conduct non-participant observation of POS and gather consumer information through questionnaires. In summary, the results indicate that the strategies and implementation of trade marketing materials in self-service retail points in Porto Alegre/RS, have a direct impact and influence on purchasing decisions, as evidenced by a higher representation of respondents influenced by these approaches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrade marketingen
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectEnergy drinksen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectMarketing communicationen
dc.subjectConsumersen
dc.titlePercepções de consumidores sobre a inserção de Trade Marketing de bebidas energéticas nos pontos de vendas de Porto Alegre e a sua relação com o consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195564pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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