Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCezar, Temistocles Americo Correapt_BR
dc.contributor.authorWenzel, Isadora Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:03:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271675pt_BR
dc.description.abstractO ponto de partida da pesquisa que segue surgiu do interesse em desenvolver uma aprendizagem crítica e participativa. O golpe midiático, jurídico e parlamentar de 2016 levou a sociedade brasileira a profundas transformações e consolidou uma polarização que se mantém, ainda hoje, tensa e acirrada. Tal contexto provocou-me, como cidadã e professora, a produzir um material didático às turmas de nono ano da EMEF Carlos Drummond de Andrade (Canoas/ RS), visando refletir sobre o momento político que o país vivenciava associado aos conteúdos que seriam trabalhados: o nazifascismo e o holocausto – genocídio dos judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial. A fim de produzir tal conhecimento com criticidade, utilizei como base de pesquisa dos/as estudantes a história em quadrinhos Maus, de Art Spiegelman, a qual, segundo entrevistas com seu pai e por meio da linguagem de imagem-texto, narra a experiência de seus pais durante o Terceiro Reich e as superações para sobreviver às perseguições do governo e, por fim, a Auschwitz, símbolo do extermínio nazista. A produção de uma sequência didática que trouxesse o quadrinho como referencial, demandou um minucioso estudo sobre narrativa gráfica e seu entendimento como uma manifestação artística autônoma, sendo imprescindíveis os estudos de Waldomiro Vergueiro. Para apresentar as ações do governo nazista e relacionar com o cenário político nacional, optei pelo conceito de autoritarismo conforme concebido por Bobbio, entretanto, dialogando com demais autores/as que pesquisam o autoritarismo e outras formas de governos ditatoriais. A representação do holocausto, que permanece como uma questão complexa e central, foram analisadas, sobretudo, segundo as perspectivas de Andreas Huyssen e Dominick LaCapra. Um dos objetivos do trabalho é praticar o ensino do holocausto por meio da linguagem dos quadrinhos e, concomitantemente, refletir sobre a obra enquanto uma fonte histórica, uma vez que se constitui a partir do relato de um sobrevivente, assim como, concebê-la enquanto ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no ensino de temas sensíveis.pt_BR
dc.description.abstractThe starting point of the following research arose from the interest in developing critical and participatory learning. The media, legal and parliamentary coup of 2016 led Brazilian society to profound transformations and consolidated a polarization that remains tense and fierce today. This context provoked me, as a citizen and teacher, to produce teaching material for the ninth year classes at EMEF Carlos Drummond de Andrade (Canoas/RS), aiming to reflect on the political moment that the country was experiencing associated with the contents that would be worked on: Nazi fascism and the Holocaust – genocide of European Jews during the Second World War. To produce such knowledge critically I used the comic book Maus, by Art Spiegelman, as a basis for student research, which, according to interviews with his father and through image-text language, narrates the experience of his parents during the Third Reich and the obstacles they had to overcome to survive government persecution and, finally, Auschwitz, a symbol of Nazi extermination. The production of a didactic sequence that used the comic as a reference required a detailed study of graphic narrative and its understanding as an autonomous artistic manifestation, with the studies of Waldomiro Vergueiro being essential. To present the actions of the Nazi government and relate it to the national political scenario, I chose the concept of authoritarianism as conceived by Bobbio, however, in dialogue with other authors who research authoritarianism and other forms of dictatorial governments. The representation of the Holocaust, which remains a complex and central issue, was analyzed, above all, from the perspectives of Andreas Huyssen and Dominick LaCapra. One of the objectives of the work is to practice the teaching of the Holocaust through the language of comics and, at the same time, reflect on the work as a historical source, since it is based on the report of a survivor, as well as conceiving it as a pedagogical tool capable of assisting in teaching sensitive topics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAuthoritarianismen
dc.subjectAutoritarismopt_BR
dc.subjectGraphic narrativeen
dc.subjectHolocausto judeu (1939-1945)pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectRepresentation of the Holocausten
dc.subjectSensitive topicsen
dc.subjectHistory teachingen
dc.titleMaus na sala de aula : como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica históricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195061pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples