Estrutura e organização dos Serviços de Inspeção Municipais no Rio Grande do Sul para a vigilância da tuberculose bovina nos abatedouros frigoríficos
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo buscou avaliar os Serviços de Inspeção Municipais no RS, quanto à estrutura e organização, para realizar a Vigilância da Tuberculose Bovina nos abatedouros frigoríficos. A avaliação foi feita através da análise de um questionário, enviado por e-mail, aos representantes dos 497 municípios do RS. O questionário era composto por duas seções, a primeira, das questões 1 a 10, tinha o propósito de auxiliar na atualização da base cadastral da FAMURS e delimitar o público alvo do estudo e a ...
Este estudo buscou avaliar os Serviços de Inspeção Municipais no RS, quanto à estrutura e organização, para realizar a Vigilância da Tuberculose Bovina nos abatedouros frigoríficos. A avaliação foi feita através da análise de um questionário, enviado por e-mail, aos representantes dos 497 municípios do RS. O questionário era composto por duas seções, a primeira, das questões 1 a 10, tinha o propósito de auxiliar na atualização da base cadastral da FAMURS e delimitar o público alvo do estudo e a segunda, abrangendo as questões 11 a 26, continha questões sobre a estrutura, pessoal e procedimentos realizados pelos SIMs e necessários para a Vigilância da Tuberculose Bovina, através da identificação, coleta e envio para análise de lesões sugestivas da doença. Foram selecionados para análise estatísticas os questionários cujos municípios possuíam SIM implantado e atendiam abatedouros frigoríficos de bovinos, totalizando uma amostra final de 57 questionários. Constatou-se que, dos 57 SIMs analisados, 40 (70,17%) teriam dificuldades de ordem financeira para realizar a vigilância. Além disso, verificou-se cada funcionário dos SIMs atende, em média, 3,54 estabelecimentos, evidenciando uma sobrecarga de trabalho nos serviços municipais. Apesar de 48 (84,22 %) SIMs alegarem que teriam algum tipo de dificuldade, 50 (87,71%) responderam que poderiam arcar com alguma etapa da vigilância. A maioria, ou seja, 47 (82,24%), poderia assumir o envio de amostras até a inspetoria local e, 31 (54,3%), a aquisição de potes do tipo coletor de urina, para acondicionar as amostras. Ficou evidente a falta de padronização relativa à notificação de lesões sugestivas de tuberculose entre os SIMs ao Serviço Veterinário Oficial, também, a ausência de algumas linhas de inspeção. Além disto, para 31 (54,38%) SIMs há necessidade de treinamento das equipes de inspeção quanto à identificação das lesões e, para 49 (85,96%), necessidade de treinamento quanto à coleta de amostras. ...
Abstract
Study aimed to evaluate the Municipal Inspection Services in RS, the structure and organization, to carry out the Bovine Tuberculosis Surveillance in slaughterhouses. The evaluation was done through the analysis of a questionnaire, sent by e-mail, to the representatives of the 497 municipalities of RS. The questionnaire consisted of two sections, the first, with questions 1 to 10, was intended to help update the FAMURS registration base and delimit the study's target public, and the second, cov ...
Study aimed to evaluate the Municipal Inspection Services in RS, the structure and organization, to carry out the Bovine Tuberculosis Surveillance in slaughterhouses. The evaluation was done through the analysis of a questionnaire, sent by e-mail, to the representatives of the 497 municipalities of RS. The questionnaire consisted of two sections, the first, with questions 1 to 10, was intended to help update the FAMURS registration base and delimit the study's target public, and the second, covering questions 11 to 26, contained questions about the structure, personnel and procedures carried out by the SIMs and necessary for Bovine Tuberculosis Surveillance, through the identification, collection and sending for analysis of lesions suggestive of the disease. Questionnaires whose municipalities had SIM implemented and served cattle slaughterhouses were selected for statistical analysis, totaling a final sample of 57 questionnaires. It was found that, of the 57 SIMs analyzed, 40 (70.17%) would have financial difficulties to carry out the surveillance. In addition, it was verified that each SIMs employee serves, on average, 3.54 establishments, evidencing an overload of work in municipal services. Although 48 (84.22%) SIMs claimed that they would have some type of difficulty, 50 (87.71%) responded that they could afford some stage of surveillance. The majority, that is, 47 (82.24%), could assume sending samples to the local inspectorate and, 31 (54.3%), the acquisition of pots of the urine collection type, to store the samples. The lack of standardization regarding the notification of lesions suggestive of tuberculosis among the SIMs to the Official Veterinary Service was evident, as well as the absence of some lines of inspection. In addition, for 31 (54.38%) SIMs there is a need for training of inspection teams regarding the identification of lesions and, for 49 (85.96%) there is a need for training regarding sample collection. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária. Programa de Pós-Graduação em Alimentos de Origem Animal.
Coleções
-
Ciências Agrárias (3282)
Este item está licenciado na Creative Commons License