Políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais e a qualidade da educação básica : uma análise da rede municipal de educação do município de Gravataí
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa buscou responder qual a relação entre a qualidade da educação básica e as políticas públicas para formação continuada docente nos anos iniciais da rede municipal de Gravataí. Seu objetivo central foi compreender como a rede municipal de Gravataí tem se organizado e implementado as políticas públicas para a formação continuada dos professores nos últimos 2 anos, analisando de que forma a qualidade da educação pode estar comprometida pela formação continuada docente nos anos iniciai ...
Esta pesquisa buscou responder qual a relação entre a qualidade da educação básica e as políticas públicas para formação continuada docente nos anos iniciais da rede municipal de Gravataí. Seu objetivo central foi compreender como a rede municipal de Gravataí tem se organizado e implementado as políticas públicas para a formação continuada dos professores nos últimos 2 anos, analisando de que forma a qualidade da educação pode estar comprometida pela formação continuada docente nos anos iniciais na rede municipal de Gravataí. A pesquisa foi constituída na análise documental e estudo de caso com entrevistas semiestruturadas a partir de uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida no período de novembro de 2022 a março de 2023. A pesquisa tem sua fundamentação teórica nos conceitos de políticas públicas, formação docente, qualidade da educação e gerencialismo. Os resultados da pesquisa apontam a parceria público privada que está estabelecida no município, tendo como consequência a desresponsabilização do Estado nas políticas públicas de formação continuada docente da rede municipal de ensino, comprometendo a qualidade da educação que possui dentre os seus indicadores, este tipo de formação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License