Políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais e a qualidade da educação básica : uma análise da rede municipal de educação do município de Gravataí
dc.contributor.advisor | Marchand, Patrícia Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Bicca, Juliana Correa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:37:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262771 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou responder qual a relação entre a qualidade da educação básica e as políticas públicas para formação continuada docente nos anos iniciais da rede municipal de Gravataí. Seu objetivo central foi compreender como a rede municipal de Gravataí tem se organizado e implementado as políticas públicas para a formação continuada dos professores nos últimos 2 anos, analisando de que forma a qualidade da educação pode estar comprometida pela formação continuada docente nos anos iniciais na rede municipal de Gravataí. A pesquisa foi constituída na análise documental e estudo de caso com entrevistas semiestruturadas a partir de uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida no período de novembro de 2022 a março de 2023. A pesquisa tem sua fundamentação teórica nos conceitos de políticas públicas, formação docente, qualidade da educação e gerencialismo. Os resultados da pesquisa apontam a parceria público privada que está estabelecida no município, tendo como consequência a desresponsabilização do Estado nas políticas públicas de formação continuada docente da rede municipal de ensino, comprometendo a qualidade da educação que possui dentre os seus indicadores, este tipo de formação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de formação continuada de professores dos anos iniciais e a qualidade da educação básica : uma análise da rede municipal de educação do município de Gravataí | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173438 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)