Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedago ...
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License