Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Lopes, Luciane Bresciani | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Maitê Vilella | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:37:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262760 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Hospital | pt_BR |
dc.title | Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174013 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)