Relações de gênero e práticas decoloniais de resistência : o imaginário social da professora-pedagoga
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo tem por tema a maneira como a professora-pedagoga aparece representada no imaginário social. Dessa forma, busco refletir sobre o imaginário social da professora de pedagogia pela perspectiva da decolonialidade, a fim de auxiliar na compreensão e na desconstrução da tríade mulher/mãe/educadora que está vinculada a sua figura. Através de teorias decoloniais, principalmente das autoras Oyèrónké Oyewùmí e Rita Segato, relacionando com os estudos de gênero de Guacira Lopes Louro, realizo ...
Este estudo tem por tema a maneira como a professora-pedagoga aparece representada no imaginário social. Dessa forma, busco refletir sobre o imaginário social da professora de pedagogia pela perspectiva da decolonialidade, a fim de auxiliar na compreensão e na desconstrução da tríade mulher/mãe/educadora que está vinculada a sua figura. Através de teorias decoloniais, principalmente das autoras Oyèrónké Oyewùmí e Rita Segato, relacionando com os estudos de gênero de Guacira Lopes Louro, realizo uma revisão bibliográfica para propor uma discussão sobre a colonialidade de gênero que envolve a feminização do magistério e, por consequência, a construção de um imaginário que vincula o ser mulher com o fazer docente, estruturado como herança colonial. Por fim, procuro (re)pensar o papel das instituições de ensino como forças de resistência à colonialidade e espaços de práticas decoloniais, com intuito de ressignificar e de fortalecer sua identidade profissional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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