Relações de gênero e práticas decoloniais de resistência : o imaginário social da professora-pedagoga
dc.contributor.advisor | Pacievitch, Caroline | pt_BR |
dc.contributor.author | Amorim, Mariana Depieri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:35:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262698 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem por tema a maneira como a professora-pedagoga aparece representada no imaginário social. Dessa forma, busco refletir sobre o imaginário social da professora de pedagogia pela perspectiva da decolonialidade, a fim de auxiliar na compreensão e na desconstrução da tríade mulher/mãe/educadora que está vinculada a sua figura. Através de teorias decoloniais, principalmente das autoras Oyèrónké Oyewùmí e Rita Segato, relacionando com os estudos de gênero de Guacira Lopes Louro, realizo uma revisão bibliográfica para propor uma discussão sobre a colonialidade de gênero que envolve a feminização do magistério e, por consequência, a construção de um imaginário que vincula o ser mulher com o fazer docente, estruturado como herança colonial. Por fim, procuro (re)pensar o papel das instituições de ensino como forças de resistência à colonialidade e espaços de práticas decoloniais, com intuito de ressignificar e de fortalecer sua identidade profissional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.title | Relações de gênero e práticas decoloniais de resistência : o imaginário social da professora-pedagoga | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174025 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)