Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços ...
O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License