Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental
dc.contributor.advisor | Santos, Karine dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Maria de Lourdes da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:35:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262683 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender a ação pedagógica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a partir da minha experiência vivida no CAPS II do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), durante o “Estágio de Docência I: Educação Especial, Processos e práticas” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi um marco importante no meu percurso acadêmico para ampliar o olhar acerca da pedagogia para além dos espaços escolares tradicionais. Através desta pesquisa, que assume o caráter de estudo de caso exploratório, retorno ao CAPS para fazer reflexões críticas que contribuam com os estudos que entrecruzam a educação e a saúde mental, através desse importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É possível afirmar que a dimensão pedagógica no CAPS perpassa e aprofunda as relações vividas no dia-a-dia, assim como colabora com a protagonização do usuário em seu tratamento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Compreensão da ação pedagógica no CAPS II : um olhar entre a pedagogia e saúde mental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174024 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)