Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de ...
O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License