Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE
dc.contributor.advisor | Corbellini, Silvana | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Laily Brasil dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:35:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262676 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho visa investigar como as videoaulas contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil durante o período da pandemia Covid-19 em que as escolas estavam trabalhando na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada a partir de dezembro de 2021, quando os professores participantes estavam concluindo sua prática docente em seus ambientes de trabalho e concluídas aproximadamente em abril de 2022, já em um contexto de menor taxa de atividades à distância. Utilizaram-se questionários, respondidos por cinco professores da Educação Infantil que relataram sua experiência de trabalho com videoaulas no período mais crítico da pandemia. Os questionários foram respondidos à distância através do WhatsApp e Google Documentos. Com este estudo, a intenção é desenhar um pouco da experiência de trabalho realizado durante a pandemia para o público da Educação Infantil, com foco na estratégia pedagógica de contar histórias. A pesquisa está centralizada em realidades nas quais as comunidades escolares apresentavam condições de acesso à internet e a recursos tecnológicos. Constatou-se que as videoaulas foram importantes para que os professores reinventassem suas práticas aliando-as às tecnologias, devido à necessidade do momento, e a tecnologia mostrou-se uma importante aliada na manutenção das atividades em contextos de isolamento social. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 (2020-) | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Contação de histórias : o uso da videoaula no ERE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174010 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)