Da idéia de pessoa à proposta educativa : o pensamento filosófico de Ernani Maria Fiori
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Data
2002Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente texto resgata a filosofia do Prof. Emana Mana Fiori, desde o detalhamento da ideia de pessoa até a sistematização da concepção de educação do autor, em coerência com tal ideia, passando pela explicitação das condições ontológica e epistemológicas sem as quais não se poderia falar da conscientização. Trata da experiência ontológica como experiência de participação dos entes no ser, cuja tematização reflexiva perfila os traços da imagem do humano como lugar de compreensão do ser enquan ...
O presente texto resgata a filosofia do Prof. Emana Mana Fiori, desde o detalhamento da ideia de pessoa até a sistematização da concepção de educação do autor, em coerência com tal ideia, passando pela explicitação das condições ontológica e epistemológicas sem as quais não se poderia falar da conscientização. Trata da experiência ontológica como experiência de participação dos entes no ser, cuja tematização reflexiva perfila os traços da imagem do humano como lugar de compreensão do ser enquanto vivência interior. Nessa perspectiva justifica a radical intersubjetividade das consciências como condição para o imperativo de relações dialógicas. Afirmando que a consciência é estruturalmente intencional e, enquanto tal, transcendente ao dado, pressupõe os limites mundanos e históricos da expressividade, anunciando a conscientização como uma possibilidade ao mesmo tempo que a compreende necessariamente como processo permanente. Processo de relação consciência-mundo, na radicalidade da história como atividade humana, intersubjetiva, na mira da liberdade. O capítulo final mostra a complexidade do processo educativo ao considerar a relação entre a educação, a cultura no sentido objetivo e subjetivo e a linguagem. Apresenta uma delimitação do conceito geral de cultura popular e, em seguida, amplia a perspectiva com uma filosofiada cultura, para mostrar as implicações concretas do processo educativo como processo de constituição do humano pela mediação do mundo historicamente constituído mediante o trabalho. Finalmente apresenta a linguagem como constitutiva do ser humano e, ao mesmo tempo, como mediação imprescindível do aprendizado da liberdade como exercício de autonomia dos sujeitos na práxis histórica, mostrando que a palavra não é apenas significação teórica do mundo, mas é ação modeladora e transformadora do mesmo: é logos e práxis ...
Abstract
This work ransoms professor’s Ernani Maria Foiri’s philosophy, since the detailed Idea of person to get systematises the conception of education of the author in concordance with such Idea, considering the explicitation of the ontological and epistemological consitions, without which we wouldn’t be able to speak about conscientization. It treats the ontological experience as the experience of participation of being in which the reflexive thematization shows the characteristics of the human imag ...
This work ransoms professor’s Ernani Maria Foiri’s philosophy, since the detailed Idea of person to get systematises the conception of education of the author in concordance with such Idea, considering the explicitation of the ontological and epistemological consitions, without which we wouldn’t be able to speak about conscientization. It treats the ontological experience as the experience of participation of being in which the reflexive thematization shows the characteristics of the human image in the sense of the being’s understanding place as an inner vivincy. In this way it justifies the radical intersubjectivity of the consciences as a condition for the imperative of the dialogic connections. The conscience is structurally intentional and, as such transcends the data, presupposes the historical limits of expressivity, advertising the conscienceness as a possibility at the game time that is understood as a permanent process. The relation process conscience-world in history as na intersubjective human activity seeking liberty. The final chapter shows the complexity of the educative process considering the intercourse among education, culture (in it's objetive and subjective sense) and language. It presents a delimitation to the general concept of popular cultura and, as a consequence, a largar view for a philosophy of cultura, to show the concrete implications of the educative process as a process of construction of the human through the world historically builded through the work. Finally it presents the language as constitutive of the human being and at the game time, as necessary mediation for learning liberty as an exercise of autonomy of the fellow in the historical praxis, showing that the world isn't only theoretical meaning of the world, but the transformer action of the world: it is logos and praxis. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7466)Educação (2499)
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