Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa, em articulação aos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Pedagogia do Teatro, procura responder a pergunta: “Quais são as características da formação dos artistas dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre, especificamente do Grupo Signatores e Mãos em Cena?” O objetivo geral é analisar as narrativas de atores e atrizes surdas, bem como de diretores sobre as características do ensino e aprendizagem teatral. Além disso, há os seguintes objetivos específicos: a) identific ...
Esta pesquisa, em articulação aos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Pedagogia do Teatro, procura responder a pergunta: “Quais são as características da formação dos artistas dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre, especificamente do Grupo Signatores e Mãos em Cena?” O objetivo geral é analisar as narrativas de atores e atrizes surdas, bem como de diretores sobre as características do ensino e aprendizagem teatral. Além disso, há os seguintes objetivos específicos: a) identificar quem são os atores e atrizes surdos dos grupos mencionados; b) investigar os aspectos que contribuem na formação artística das atrizes e atores surdos; c) descrever os métodos de ensino e montagem teatral por parte dos diretoras dos grupos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa documental acerca dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre e posteriormente foram realizadas 9 entrevistas narrativas, sendo 6 com atores e atrizes surdas e 3 com as diretoras dos dois grupos. Para a análise das entrevistas foram utilizados os conceitos de experiência e representação a partir dos Estudos Culturais em Educação. Para discutir a temática do teatro surdo, foram utilizados os aportes dos Estudos Surdos e da Pedagogia do Teatro. A análise das narrativas está organizada em três eixos: 1) experiências da formação de atores e atrizes surdas: “eu sinto falta de um desenvolvimento do teatro para todos”; 2) o encontro com surdos na escola bilíngue e o contato com o teatro; 3) formação em grupo: a gente compartilha conhecimentos. A partir da pesquisa documental e da pesquisa com entrevistas narrativas, foi possível entender como vem se desenvolvendo a formação de atores, atrizes surdas e diretoras em Porto Alegre. ...
Abstract
This research, in conjunction with Cultural Studies in Education, Deaf Studies and Theater Pedagogy, seeks to answer the question: “What are the characteristics of the formation of deaf in theater groups in Porto Alegre, specifically the Signatores and Mãos em Cena?” The general objective is to analyze the narratives of deaf actors and actresses, as well as directors about the characteristics of theatrical teaching and learning. In addition, there are the following specific objectives: a) to id ...
This research, in conjunction with Cultural Studies in Education, Deaf Studies and Theater Pedagogy, seeks to answer the question: “What are the characteristics of the formation of deaf in theater groups in Porto Alegre, specifically the Signatores and Mãos em Cena?” The general objective is to analyze the narratives of deaf actors and actresses, as well as directors about the characteristics of theatrical teaching and learning. In addition, there are the following specific objectives: a) to identify who are the deaf actors and actresses of the mentioned groups; b) investigate the aspects that contribute to the artistic formation of deaf actresses and actors; c) describe the teaching methods and theatrical production by the directors of the groups. Initially, a documental research was carried out about the deaf theater groups in Porto Alegre and later 9 narrative interviews were carried out, 6 with deaf actors and actresses and 3 with the directors of the two groups. For the analysis of the interviews, the concepts of experience and representation from Cultural Studies in Education were used. To discuss the theme of deaf theater, contributions from Deaf Studies and Theater Pedagogy were used. The analysis of the narratives is organized into three axes: 1) experiences in the formation of deaf actors and actresses: "I miss the development of a theater for everyone"; 2) the meeting with the deaf in the bilingual school and the contact with the theater; 3) group training: we share knowledge. From the documental research and the research with narrative interviews, it was possible to understand how the formation of actors, deaf actresses and directors of the groups has been developing in Porto Alegre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7466)Educação (2499)
Este item está licenciado na Creative Commons License