• Acolhimento às crianças e adolescentes no abrigo sediado na Esefid 

      Vaccari, Alessandra; Ferreira, Anali Martegani; Issi, Helena Becker; Mata, Junia Aparecida Laia da; Wottrich, Laura A. F.; Valentini, Nadia Cristina; Zarth, Silvana Maria; Reidel, Tatiana; Wegner, Wiliam (2024) [Artigo de divulgação]
      Relato do grupo interdisciplinar que atuou no abrigo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da UFRGS, e foi responsável pelas atividades de acolhimento às crianças e adolescentes, vítimas da enchente no Rio ...
    • O agravamento da vulnerabilidade das mulheres e crianças em meio ao desastre climático no RS 

      Marques, Alícia (2024) [Artigo de divulgação]
      Alerta para o agravamento das vulnerabilidades sofridas por mulheres e crianças desabrigadas ou desalojadas, uma consequência dos desastres naturais, ocorridos em maio de 2024, no Rio Grande do Sul.
    • “Alpen 1”, fotografia de Marina Camargo, e seus múltiplos reflexos 

      Motta, Gabriela (2024) [Artigo de divulgação]
      Analisa o projeto de Marina Camargo, o Alpenprojekt, que se propõe a estudar a paisagem enquanto materialidade.
    • Amamentação: por que é importante falar sobre a saúde da mulher? 

      Schneider, Stéfani Almeida (2024) [Artigo de divulgação]
      Trata da importância dos cuidados com a alimentação e o bem-estar das mulheres durante o período de amamentação, bem como do auxílio de familiares e rede de apoio.
    • Apoio geotecnológico nas encostas do Rio Grande do Sul 

      Andrades-Filho, Clódis; Mexias, Lorenzo; Oliveira, Guilherme de; Guasselli, Laurindo; Sluter, Claudia; Iescheck, Andrea (2024) [Artigo de divulgação]
      Trata do mapeamento de movimentos de massa ocorridos na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, realizado por sensoriamento remoto, com o objetivo de indicar diretrizes para projetos de reconstrução.
    • Aprendendo a ser professor de História 

      Pereira, Nilton Mullet (2022) [Artigo de divulgação]
      Relato pessoal da trajetória de vida e formação profissional.
    • Aprendizado no contexto da pandemia 

      Oliveira, William Klein; Drehmer, Vanessa Lagemann; Freddo, Angelo Luiz; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti (2024) [Artigo de divulgação]
      Descreve os objetivos e resultados de estudo para a avaliação dos processos de aprendizado de duas turmas do curso de Odontologia da UFRGS, sendo uma de tamanho regular e outra com o dobro de alunos devido à interrupção ...
    • As áreas verdes públicas precisam se manter verdes e públicas 

      Guadagnin, Demetrio Luis (2024) [Artigo de divulgação]
      Aborda a necessidade de manutenção das áreas verdes, sejam elas públicas ou privadas, urbanas ou rurais.
    • Argumentação e aquisição da Libras 

      Silva, Ana Clara Jardim da; Vieira, Alessandra Jacqueline (2023) [Artigo de divulgação]
      Aponta alguns resultados de pesquisa realizada com o objetivo de verificar o discurso argumentativo de crianças surdas e como aprendem e interagem na aquisição da Libras.
    • A arte de brincar, enfrentar e recomeçar 

      Preve, Camila Piuco (2024) [Artigo de divulgação]
      Enfatiza a importância de realizar atividades lúdicas com crianças e demais pessoas afetadas pelos desastres naturais, no Rio Grande do Sul, como uma forma de acolhimento.
    • Arte indígena brasileira para crianças 

      Machado, Luisa Crepaldi; Hofstaetter, Andrea (2024) [Artigo de divulgação]
      Frente a lacunas de material educativo sobre a arte indígena, as autoras apresentam um livro com artistas indígenas e suas obras para utilização por crianças em sala de aula.
    • Árvores podem aliviar deslizamentos e enchentes 

      Konzen, Enéas Ricardo (2024) [Artigo de divulgação]
      Trata do papel das árvores na prevenção de deslizamentos e enchentes, bem como da necessidade de reflorestamento e da propagação de informações técnico-científicas diante dos desastres ambientais.
    • Atando nós contra a opressão 

      Zaparoli, Isabella de Melo (2024) [Artigo de divulgação]
      Autora relembra a sua trajetória acadêmica e explica o seu processo criativo e as suas escolhas para a metáfora visual pretendida.
    • Atuação do NESA-IPH frente às inundações 

      Zorzo, Camila Fernanda; Guimarães, Raíssa Engroff; Kappaun, Thomas Brunetto; Soroka, Vinícius Duarte; Magalhães, Fernando (2024) [Artigo de divulgação]
      Aponta as ações do Núcleo de Estudo em Saneamento Ambiental (NESA-IPH), durante a enchente no Rio Grande do Sul, em 2024, voltadas ao apoio da população em geral e aos responsáveis pela tomada de decisões, por meio de ...
    • Autodiagnóstico em saúde mental pela internet pode ocasionar problemas 

      Koltermann, Gabriella (2024) [Artigo de divulgação]
      Aborda possíveis problemas gerados ao realizar um autodiagnóstico pela internet.
    • Avaliação postural em evidência 

      Pilling, Betiane; Candotti, Cláudia (2024) [Artigo de divulgação]
      Apresenta o projeto de extensão Avaliação Postural para a Comunidade, que tem como objetivo contribuir com saúde da comunidade gratuitamente, além de formar os estudantes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança ...
    • Bem-estar | Não comece uma dieta, comece uma alimentação saudável para a vida toda 

      Schneider, Stéfani Almeida (2024) [Artigo de divulgação]
      Aborda maneiras práticas de como estabelecer hábitos para manter uma alimentação saudável.
    • Bem-estar | Uma reflexão sobre o cansaço e o descanso 

      Schneider, Stéfani Almeida (2024) [Artigo de divulgação]
      Reflete sobre a produtividade a qualquer custo e indica maneiras de frear e planejar a agenda, favorecendo o descanso.
    • Biodiversidade e poluição 

      Ellwanger, Joel Henrique; Fearnside, Philip Martin; Ziliotto, Marina; Chies, José Artur Bogo (2024) [Artigo de divulgação]
      Aborda a relação da poluição ambiental com a crescente perda de biodiversidade brasileira.
    • “Boralá resgatar os jogos de tabuleiro do armário!” 

      Costa, Luciano Bedin da (2022) [Artigo de divulgação]
      Relaciona as gerações e os tipos de jogos de tabuleiro com as diferentes fases de vida das crianças e adolescentes, incentivando a prática.