Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
dc.contributor.advisor | Avila, Arthur Lima de | pt_BR |
dc.contributor.author | Corrêa, Marlon Luís | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T04:59:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248938 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente investigação pretende problematizar, refletir e desenvolver os letramentos digitais em conjunto com o letramento histórico-digital dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental da escola Municipal Hugo Gerdau, localizada na cidade de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar esse objetivo, os estudantes foram instigados a se apropriarem e desenvolverem os letramentos digitais e letramento histórico-digital em dois momentos: por meio da produção de pequenos vídeos e com a produção de uma narrativa histórico-digital. No primeiro momento os estudantes foram apresentados aos conceitos que formam os letramentos digitais (letramento informacional, letramento de reprodução, letramento hipertextual e letramento foto-visual) e os mobilizaram na confecção de pequenos vídeos. Após, os discentes produziram narrativas históricas digitais, mobilizando os letramentos digitais e o letramento histórico-digital, com a finalidade de construírem relações críticas entre o passado-presente-futuro. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de novas investigações que priorizem o conhecimento histórico nas culturas digitais, seus modos de apresentação/divulgação e como podemos criar caminhos investigativos para que os estudantes possam se apropriar, refletir e construir conhecimento histórico escolar, com as suas especificidades, de modo autônomo e crítico com as mídias digitais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present investigation intends to problematize, reflect and develop digital literacies in conjunction with the historical-digital literacy of students completing elementary school at Hugo Gerdau Municipal School, located in the city of Sapucaia do Sul, in the State of Rio Grande do Sul. This objective, students were encouraged to take ownership and develop digital literacies and historical-digital literacy in two moments: through the production of short videos and the production of a historical-digital narrative. At first, students were introduced to the concepts that make up digital literacies (information literacy, reproduction literacy, hypertextual literacy and photovisual literacy) and mobilized them in the making of short videos. Afterwards, the students produced digital historical narratives, mobilizing digital literacies and historical-digital literacy, with the purpose of building relationships between the pastpresent-future. The research results point to the need for new investigations that prioritize historical knowledge in digital cultures, their modes of presentation/ dissemination and how we can create investigative paths so that students can appropriate historical knowledge autonomously and critically with the media digital. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | History teaching | es |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Ciudadanía | es |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135603 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7496)Ensino de História (59)