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dc.contributor.advisorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorGolembiewski, Fernanda de Amorimpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:45:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239048pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da educação das relações étnico-raciais. Apresenta-se como uma proposta antirracista e problematizadora do privilégio da branquitude. Examina, utilizando abordagem qualitativa, duas legislações educacionais que orientam a construção dos currículos da educação básica brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta duas propostas de ensino de História, direcionadas ao 7º ano e ao 9º ano, através da elaboração de sequências didáticas problematizadoras. Avalia que o referencial teórico utilizado ofereceu uma nova abordagem para a análise das proposições curriculares e contribuiu para pensar a perspectiva da alteridade, as relações étnico-raciais na história brasileira e o diálogo entre passado e presente nas propostas de ensino elaboradas na pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis research, placed in the field of History teaching, analyzes the curricular propositions of History for the final years of elementary school, based on the theoretical framework of whiteness, coloniality and the education of ethnic-racial relations. It presents itself as an anti-racist proposal and criticizes the privilege of whiteness. It examines, using a qualitative approach, two educational laws that guide the construction of Brazilian basic education curriculum: the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and the National Base Common Curriculum. It presents two proposals for teaching History, aimed at the 7th and 9th grade, through the elaboration of problematizing didactic sequences. It assesses that the theoretical framework used offered a new approach to the analysis of curricular proposals and contributed to thinking about the perspective of alterity, ethnic-racial relations in Brazilian history and the dialogue between past and present in the teaching proposals elaborated in the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationsen
dc.subjectWhitenessen
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectColonialityen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectNational Base Common Curriculumen
dc.subjectProblematizer didactic sequencesen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.titleEnsino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141533pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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