Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania
dc.contributor.advisor | Pacievitch, Caroline | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Eduardo Schutz dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T04:29:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/233733 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é refletir sobre o Ensino de História para a formação cidadã dos alunos e das alunas a partir do paradigma da inclusão. A construção do percurso didático foi norteada pelo conceito de inclusão escolar defendido pela professora Maria Tereza Eglér Mantoan. Foram elaboradas atividades que contemplassem todos os/as estudantes, não houve qualquer tipo de simplificação, os participantes realizaram as mesmas tarefas de acordo com sua capacidade. O objetivo central desta pesquisa era investigar o potencial das aulas de História para a formação cidadã de todos os alunos e alunas, incluindo àqueles e àquelas com deficiência. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes com deficiência demonstraram ser capazes de fazer associações e pensar a sociedade onde vivem a partir do conhecimento histórico abordado. | pt_BR |
dc.description.abstract | El objetivo de esta disertación es reflexionar sobre la enseñanza de Historia para la formación ciudadana de los alumnos y de las alumnas desde el paradigma de la inclusión. La construcción del camino didáctico estuvo guiada por el concepto de inclusión escolar defendido por la profesora Maria Tereza Eglér Mantoan. Las actividades fueron hechas para atender a todos los/las estudiantes, no hubo ninguna simplificación, los participantes realizaron las mismas tareas según su capacidad. El objetivo principal de este trabajo era investigar el potencial de las clases de Historia para la formación ciudadana de todos los alumnos y alumnas, incluidos aquellos y aquellas con deficiencia. A partir de los resultados obtenidos, se pudo constatar que los estudiantes con deficiencia demostraron que son capaces de hacer asociaciones y pensar sobre la sociedad en la que viven a partir de los conocimientos históricos discutidos. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de Historia | es |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusión escolar | es |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ciudadanía | es |
dc.title | Ensino de História e inclusão : um caminho para a cidadania | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135552 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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