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dc.contributor.advisorAvila, Arthur Lima dept_BR
dc.contributor.authorBrogni, Lianeide de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-08T04:42:10Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220662pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é verificar a possibilidade de funcionamento e utilização da cultura do rock in roll da década de 50 como link para o entendimento da expressão das culturas juvenis da época, durante eventos políticos, sociais e econômicos de grande relevância, na constituição histórica, que alimenta a atualidade. A atividade principal para a análise será a construção de uma oficina onde os alunos, após a aula expositiva sobre a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, terão contato com artigos de uso pessoal da professora, sempre vinculados ao período da década de 50. Após esse momento, um questionário será desenvolvido para verificar a percepção dos alunos. Paralelamente a todo o processo, os termos presentismo e empatia histórica serão os norteadores no decurso dessa prática. Para a finalização e análise do resultado, será avaliado um questionário, correlacionado com as idades, gêneros dos(as) estudantes e localização das escolas, através de análise de regressão linear; além disso, também será observado a possibilidade de associação dos alunos entre o processo de culturalização do rock nos anos 50 com o funk na atualidade. Com isso, o elemento a ser destacado é o apagamento das origens negras do Rock.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to verify the possibility of operating and using the rock’ n ‘roll culture of the 1950’s as a link to the understanding of the expression of the youths’ cultures of that period, during political, social and economic events of great importance in the historical constitution, which feed the current moment. The main activity for the analysis will be the construction of a workshop where students, after the exhibition class on World War II and Cold War, will have contact with articles of the teacher’s personal use, always linked to the period of the 50. After that time, a questionnaire will be developed to verify students’ perception. In parallel with this whole process, the terms presentism and historical empathy will be the guiding principles throughout the course of this practice. For the completion and analysis of the result, a questionnaire will be evaluated, correlated with the ages and gender of the students, as well as the location of the schools, through linear regression analysis. Moreover, the possibility of association by the students between the process of rock culturalization in the 50’s with the Brazilian funk in the present day will also be observed. With this, the element to be highlighted is the erasure of the black origins of Rock.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPresentismen
dc.subjectRockpt_BR
dc.subjectRocken
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectHistorical empathyen
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectTempo presentept_BR
dc.titleWelcome to my world : o rock é quente, mas a guerra é fria! ensinando história da guerra fria nos anos 50, através da cultura do rockpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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