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dc.contributor.advisorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorPires, Cristina Turrapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-04T04:09:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216089pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um portfólio sobre o caso da Retomada Guarani na Ponta do Arado. Voltado para o sétimo ano do Ensino Fundamental, busca analisar a percepção e conceitos dos estudantes sobre povos indígenas. Promovendo o debate de questões territoriais sobre os Guarani na região de Porto Alegre, suas lutas e demandas a partir de propostas pedagógicas sobre o caso da Retomada Guarani na Ponta do Arado na cidade de Porto Alegre, RS, (junho de 2018). Baseia-se na lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena em todas as escolas do ensino básico do território brasileiro. Pautado no Ensino de História Indígena, este trabalho é uma fração num universo vasto que são as culturas indígenas, numa tentativa de incluir a diversidade e multiculturalidade no currículo educacional. É uma forma de colocar em prática as reflexões teóricas realizadas durante o Mestrado Profissional em Ensino de História, e levála a outras unidades escolares. Desenvolvendo um conjunto de atividades, que preze a aprendizagem histórica dos alunos com a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) que são capazes de mobilizar para a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram, valorizando o estudo das relações étnico-raciais.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to develop a portfolio with activities for the seventh year of Elementary Education, on the Guarani Resumption in Ponta do Arado. Aiming at the seventh year of basic school, its pursuit analyses the perception and concepts of the students about the indigenous people. Promoting a debate of territorial questions about the Guarani in the Porto Alegre region, their struggles and demands. Creating a pedagogical proposition from the case of the resumption at Ponta do Arado in the city of Porto Alegre, Rs, occurred in June of 2018. Based on law 11.645 /2008, which makes the teaching of indigenous history and culture mandatory in all primary schools in the Brazilian territory. Guided by the Indigenous History Teaching, this work is a fraction in a vast universe that is the indigenous culture, and is an attempt to include the diversity and multiculturalism in the educational curriculum. It is a way of putting into practice the theoretical reflections carried out during the Professional Master in History Teaching, and to take it to other school units. Developing a set of activities, which treasures the students' historical learning with the use of different sources and types of documents (written, iconographic, material, immaterial) that are able to facilitate the understanding of the time-space relation and of the social relationships that generated them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous History Teachingen
dc.subjectIndios guaranispt_BR
dc.subjectGuaranien
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectÍndios : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleEnsino de história a partir das presenças indígenas : o caso da retomada guarani na Ponta do Arado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119972pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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