Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio
dc.contributor.advisor | Gil, Carmem Zeli de Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Guimarães, Cláudio Santos Pinto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-19T03:39:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/213010 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa reflete sobre o ensino da História com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscando potencializar os saberes históricos de forma colaborativa e na interação dos estudantes com o Google for Education. O objetivo geral historiciza o tema da tecnologia em sala de aula mapeando produções que trataram dos temas “ensino de História" e “tecnologias digitais”, observando as metodologias adaptadas para ensinar História com as tecnologias. Em um colégio privado de Porto Alegre, com estudantes imersos na cultura digital, foi importante resgatar os conceitos Cibercultura (LÉVY), Revolução Digital (CHARTIER), Conversão Digital (DOUEIHI) e Web Currículo, (ALMEIDA E SILVA) para perceber as transformações e apropriações geradas com as difusões das tecnologias nas vidas das estudantes. O professor é quem planeja as situações de ensino e, ao mesmo tempo, observa, registra e desenvolve a pesquisa com apoio teórico nas produções de Ana Zavala. Portanto, este estudo tem inspiração na Investigação Prática da prática de ensinar História, com vistas a reafirmar alguns saberes, reformular outros e voltar a olhar a prática. Utilizando as TDICs, três propostas de pesquisas foram estabelecidas envolvendo a História do Brasil em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes foram orientados a construírem textos multimodais, autorais e com hiperlinks, compartilhando saberes e experiências. As fontes para este estudo foram os materiais resultante das pesquisas, as anotações discentes sobre as aulas e os planejamentos e os registros pós-aulas do próprio professor. De modo provisório, considerou-se estabelecer um maior rigor as normas técnicas, discussões mais voltadas às Teorias da História, com abordagens a História Cultural e Social, estímulos às pesquisas escolares usando o compartilhamento, incitando a autoria e o usos de múltiplas linguagens no ensino de História com tecnologias digitais. A partir do processo estabelecido a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research reflects on teaching History with Digital Information and Communication Technologies (DICTs), aiming to enhance the historical knowledge in a collaborative way and in the students’ interaction with Google for Education. The general objective historicizes the technology in the classroom theme by mapping productions that have already addressed the themes "History teaching" and "digital technologies", observing the methodologies adapted to teach history with technology. In a private school in Porto Alegre, with students immersed in a digital culture, it was important to retrieve the concepts Cyberculture (LÉVY), Digital Revolution (CHARTIER), Digital Conversion (DOUEIHI), and Web Curriculum (ALMEIDA E SILVA) to observe the transformations and appropriations generated by the technology diffusion in the students’ lives. The teacher is the one who plans the teaching situations and, at the same time, observes, records and develops the research with theoretical support in Ana Zavala's productions. Therefore, this study is inspired by the Practical investigation of the History teaching practice, in order to reaffirm some knowledge, revise others and look at the practice again. Using DICTs, three research proposals were established involving the history of Brazil in two classes in the third year of high school. Students were instructed to build multimodal, authorial and hyperlinked texts, sharing knowledge and experiences. The sources for this study were the materials originated from research, the students’ notes about the classes and the teacher’s plans and post-class records. Temporarily, it was considered to establish great strictness to technical norms, discussions more focused on Theories of History, with approaches to Cultural and Social History, stimuli to school research using sharing, inciting authorship and the uses of multiple languages in History teaching with digital technology. After establishing the process, the dissertation itself developed into the propositional dimension of this research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | History Teaching | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Digital Culture | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Google for Education | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Digital Information and Communication Technologies (DICTs) | en |
dc.title | Aulas de História nas nuvens : os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116364 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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