"A gente pode fazer casa do jeito que a gente quiser"? : ações propositoras e materiais provocadores ampliando o imaginário infantil
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente Dissertação busca investigar nas produções visuais infantis as representações da imagem da casa. A partir de experiências como professora de Arte e das constatações realizadas sobre o quanto os desenhos infantis estão impregnados de formas padronizadas no que se referem à representação da casa, foi elaborada uma pesquisa junto a um grupo de crianças de uma turma de Educação Infantil, na faixa etária de seis anos de idade, em uma escola da rede municipal da cidade de Portão, Rio Grand ...
A presente Dissertação busca investigar nas produções visuais infantis as representações da imagem da casa. A partir de experiências como professora de Arte e das constatações realizadas sobre o quanto os desenhos infantis estão impregnados de formas padronizadas no que se referem à representação da casa, foi elaborada uma pesquisa junto a um grupo de crianças de uma turma de Educação Infantil, na faixa etária de seis anos de idade, em uma escola da rede municipal da cidade de Portão, Rio Grande do Sul. A intenção consistia em problematizar essas representações e desafiar as crianças a produzirem outras imagens. A Pesquisa Mediada, denominação que utilizo, relata e analisa um conjunto de Ações Propositoras e Materiais Provocadores que foram criados e utilizados para ampliação do imaginário infantil. Esta dissertação teve como referência os Estudos da Cultura Visual, imaginário, ensino de arte e infâncias. ...
Abstract
This study investigated the notion of home in visual art productions by children. Based on the author’s experience as an Art teacher and her observations that children’s drawings are full of standard patterns to represent home, this study was conducted with a group of 6-year-old children in a pre-school class of a municipal school in the city of Portão, Brazil, to analyze standard patterns and challenge children to produce other representations of home. This mediated study, the name assigned to ...
This study investigated the notion of home in visual art productions by children. Based on the author’s experience as an Art teacher and her observations that children’s drawings are full of standard patterns to represent home, this study was conducted with a group of 6-year-old children in a pre-school class of a municipal school in the city of Portão, Brazil, to analyze standard patterns and challenge children to produce other representations of home. This mediated study, the name assigned to its method, described and analyzed a set of propositions and provoking materials created and used with the purpose of expanding children’s imagery. This study’s references were drawn from visual culture studies in the areas of the imagery, art education and childhood. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7466)Educação (2499)
Este item está licenciado na Creative Commons License