Tocando na ferida : gênero e ditadura no ensino de história através da análise de testemunhos
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Mara Cristina de Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Librenza, Isadora Ritterbusch | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T02:28:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189303 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa tem como tema o ensino da história das mulheres na ditadura civil-militar brasileira. Foram investigados os processos de apropriação e produção de saberes escolares sobre gênero e ditadura civil-militar em alunos da educação básica através da pesquisa em fontes testemunhais. A estratégia de ensino adotada consistiu na elaboração de um zine inspirado na entrevista concedida por Maria Amélia Teles ao Projeto Marcas da Memória. Esse material que foi testado em uma oficina com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre-RS. A utilização deste artefato de ensino possibilitou a emergência de memórias individuais e históricas dos estudantes, o estabelecimento de relações e diferenciações entre o passado e o presente e a utilização transversal da categoria gênero como forma de interpretar as memórias da personagem. Assim, o artefato de ensino desenvolvido no âmbito deste trabalho serve ao entendimento de que o Ensino de História é um espaço de significação do passado. | pt |
dc.description.abstract | The present research work has as its theme the teaching of the women’s history in the brazilian civil-military dictatorship. The processes of appropriation and production of school knowledge about gender and civil-military dictatorship in basic education students were investigated through research on witness sources. The teaching strategy adopted consisted of the elaboration of a zine inspired by the interview granted by Maria Amélia Teles to the Project Brands of Memory. This material was tested in a workshop with students of the 9th grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre-RS. The use of this teaching artifact enabled the emergence of individual student memories, the establishment of relationships and differentiations between the past and the present and the cross-cutting use of the gender category as a way of interpreting the character's memories. The teaching artifact developed within the scope of this work serves the understanding that Teaching History is a space of meaning of the past. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | Dictatorship | en |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Tocando na ferida : gênero e ditadura no ensino de história através da análise de testemunhos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001085643 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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