Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e se ...
Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
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