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dc.contributor.advisorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorDiligenti, Marcos Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:17:01Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8559pt_BR
dc.description.abstractEsta tese consiste em um estudo sobre a concepção do conhecimento da Geometria nos cursos superiores de Arquitetura. Durante três semestres, desenvolvemos uma proposta de abordagem transdisciplinar no ensino da Geometria Descritiva, junto a seis turmas de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que se constituiu no ensino dos conceitos geométricos, compreendidos em suas relações e interdependências com seus entornos histórico / culturais/ filosóficos/ epistemológicos. Aliados a esta postura, introduzimos os conceitos genéricos de solidariedade e criatividade, na forma de migrações conceituais pelos campos geométrico/arquitetônicos, como instrumento instigador do resgate na compreensão da humanidade do conhecimento científico. Discutimos, neste estudo, a receptividade dos estudantes em relação a estas abordagens e às dificuldades verificadas no desenvolvimento destas propostas. Para analisar a concepção de conhecimento advinda destas implementações, utilizamos como referencial teórico o Paradigma da Complexidade, na ótica de Edgar Morin. Finalizando este trabalho, aproximamos as nossas interpretações do conceito de utopia, na perspectiva de Ernst Bloch, na qual encontramos a reafirmação do movimento como componente central dos fenômenos estudados, com a evidência de sua inexorabilidade na compreensão do conhecimento, do ser humano e da vida.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is a study about the conception of knowledge on Geometry in the graduation programs of Architecture. For three semesters we have developed a proposal of a cross disciplinary approach in the teaching of Descriptive Geometry with six groups of architecture students from the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul. The proposal involved the teaching of geometric concepts and their relationships and interdependencies with historical, cultural, philosophical and epistemological contours. Along with such approach, we have introduced generic concepts of solidarity and creativity in the form of conceptual migrations through geometric and architectural fields, as an instigating instrument to rescue the understanding of the humanitarian aspect of scientific knowledge. We discussed, in this study, the receptive attitude from the students in terms of these approaches and the difficulties faced in order to develop them. To analyze the concept of knowledge resulting from such implementations, we used as theoretical background the Paradigm of Complexity, in the view of Edgar Morin. We finally approximated our interpretations to the concept of utopia, in the perspective by Ernst Bloch, in which we found the reaffirmation of movement as the central component of the investigated phenomena, with the evidence of its inexorability in the understanding of knowledge, human beings and life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectMorin, Edgar 1921-.pt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectBloch, Ernst 1885-1977.pt_BR
dc.subjectPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.subjectComplexityen
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectUtopiaen
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectMovementen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeoria da complexidadept_BR
dc.subjectUtopiapt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.titleA geometria da complexidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000580584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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