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dc.contributor.advisorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorFerlini, Maria Amazilia Penna de Moraespt_BR
dc.date.accessioned2013-11-29T01:47:33Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/81704pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, busquei uma aproximação da Biblioteconomia e Ciência da Informação com os Estudos Culturais em Educação. Através da análise textual do gênero discursivo Agradecimentos em teses e dissertações, objetivei identificar as representações da atuação das bibliotecas e/ou bibliotecários universitários por parte dos alunos de pós-graduação. Para proceder esta análise, selecionei os agradecimentos existentes nas teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Ciências Médicas e em Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, representando três áreas do conhecimento, ou seja, Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas, respectivamente. Restringi o estudo a dois períodos distintos, de 1985 a 1989 e de 2005 a 2009, sendo o primeiro, relativo ao início da implantação da automação no Sistema de Bibliotecas da UFRGS e o segundo, quando esta automação já estava concluída e a internet já se encontrava democratizada no Brasil. Tal escolha se explica pela busca de realização de uma análise comparativa. Foram analisadas 667 teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação, 610 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e 390 no Programa de Pós- Graduação em Computação, totalizando 1.667 documentos. As bibliotecas e/ou bibliotecários foram mencionados em 95 teses e dissertações, representando 6% do universo analisado. Como resultados analíticos, verifiquei que: a) o espaço dos Agradecimentos, como gênero discursivo, consiste num locus onde ocorre uma representação do desempenho das bibliotecas e/ou bibliotecários universitários, apesar da incidência reduzida encontrada no levantamento quantitativo; b) existem tendências perceptíveis de redução desta menção na comparação entre os dois períodos e aponto algumas causas prováveis para tal redução, como o fechamento das bibliotecas em períodos de greves, a diminuição da equipe das bibliotecas devido às aposentadorias dos bibliotecários, sem reposição, uma vez que o governo federal suspendeu, por um longo período, os concursos públicos nas universidades, e o fato dos alunos e pesquisadores não necessitarem frequentar as bibliotecas para efetuarem suas pesquisas, podendo fazê-las diretamente de suas residências e gabinetes, graças à internet; c) nos agradecimentos são especificados alguns atributos pessoais e profissionais relativos à atuação dos bibliotecários universitários; e d) os agradecimentos existentes se caracterizam como positivos e valorativos em relação ao desempenho destes profissionais. Apresentei mais alguns aspectos interessantes demonstrados pelos agradecimentos e, a título de conclusão, faço algumas considerações finais em relação a possíveis repercussões e desdobramentos deste estudo para a Biblioteconomia e Ciência da Informação.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, I sought an approximation of Library and Information Science with Cultural Studies in Education. Through textual analysis of the discursive gender Thanks in theses and dissertations, I wanted identify the representations of the performance of libraries and/or university librarians by postgraduate students. To conduct this analysis, I selected the thanks of theses and dissertations in Post- Graduate in Education, Medical Sciences and Computing of Federal University of Rio Grande do Sul, representing three areas of knowledge, this is, Humanities, Science Health, and Exact Science respectively. I restrict the study to two distinct periods, 1985-1989 and 2005-2009, being the first on the initial implantation of automation in the Library System of UFRGS and second, when it was already complete automation and the internet was already democratized in Brasil. This choice is explained by the search for conducting a comparative analysis. I analyzed 667 theses and dissertations in the Post-Graduate in Education, 610 in the Post-Graduate in Medical Sciences and 390 in the Post-Graduate in Computing, totaling 1.667 documents. Libraries and/or university librarians were mentioned in 95 theses and dissertations, representing 6% of the universe analyzed. As analytical results, I found that: a) the space of Thanks, as discursive genre, is a locus where there is a representation of the performance of libraries and/or university librarians, despite the reduced incidence found in the quantitative survey; b) there are discernible trends in reducing this mention when comparing the two periods and indicate some probable causes for this reduction, such as the closure of libraries in times of strikes , reducing staff from libraries due to retirements of librarians without replacement, since the federal government suspended for a long period, public procurement in the universities, and the fact that students and researchers need not attend the libraries to effect their research and can do them directly from their homes and offices, through to the internet; c) in the acknowledgments are specified some personal and professional attributes related to the performance of university librarians; and d) thanks existing characterized as positive and evaluative in relation to the performance of these professionals. I presented some more interesting aspects shown by thanks and, in conclusion, do some final considerations regarding possible consequences of this study for the Library and Information Science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity librarianen
dc.subjectGratidãopt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectTheseen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectDissertationen
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectUniversity libraryen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectThanksen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectDiscursive genderen
dc.subjectTextual analysisen
dc.subjectCultural studies in educationen
dc.subjectLibrary and information scienceen
dc.titleBibliotecas e bibliotecários universitários : representação no gênero discursivo agradecimentos em teses e dissertaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000905312pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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