A profissão contábil e o perfil do universitário de Ciências Contábeis
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
De acordo com dados do MEC, na primeira década do século XXI houve um crescimento vertiginoso de instituições de ensino superior no Brasil fazendo com a sociedade presencie mudanças impactantes na formação acadêmica. Este cenário envolve perspectivas importantes do ponto de vista empresarial - tendo a educação superior como negócio - com novas demandas sendo absorvidas num mercado que necessita de acuidade e aprimoramento constante para sobreviver. Este trabalho foi desenvolvido através de uma ...
De acordo com dados do MEC, na primeira década do século XXI houve um crescimento vertiginoso de instituições de ensino superior no Brasil fazendo com a sociedade presencie mudanças impactantes na formação acadêmica. Este cenário envolve perspectivas importantes do ponto de vista empresarial - tendo a educação superior como negócio - com novas demandas sendo absorvidas num mercado que necessita de acuidade e aprimoramento constante para sobreviver. Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa que busca identificar o perfil do estudante de ciências contábeis em três instituições do sul do país, sendo uma faculdade particular, uma universidade pública e uma universidade particular. Esse objetivo se estende prevendo a descrição socioeconômica destes alunos, avaliando os motivos da escolha do referido curso, analisando se existem diferenças entre os alunos das instituições pesquisadas, bem como verificando a situação profissional atual e as áreas de interesse para atuação futura, bem como proporciona também uma análise da história pregressa deste aluno, para avaliar relevâncias sobre o tipo de escola, se pública ou particular, foi cursada por este aluno no ensino médio; se ele fez curso pré-vestibular; e, se ele formou-se em curso técnico de Contabilidade antes de optar por graduar-se em Ciências Contábeis. ...
Abstract
Abstract According to the MEC´s data, in the first decade of the XXI century, there is a vertiginous increasing in the post-secondary institution in Brazil, turning visible to the society the changes and impact in the academic studies. This picture involve some important perspective in the vision of the businessman, having the post-secondary education as way of business, with new demand being fulfilled in a market that needs of a constant update in order to survive. This work was developed thro ...
Abstract According to the MEC´s data, in the first decade of the XXI century, there is a vertiginous increasing in the post-secondary institution in Brazil, turning visible to the society the changes and impact in the academic studies. This picture involve some important perspective in the vision of the businessman, having the post-secondary education as way of business, with new demand being fulfilled in a market that needs of a constant update in order to survive. This work was developed throughout a research to identify accounting students within three south institutions, i.e. one private university, one public university and one private college. The objective will extend in order to determine the social economic description of these students, evaluating the reason to decide for such post-secondary institution, analysing if there is differences among the students of those institution researched, also verifying the actual professional situation and areas of interest for future performance, also how to proportionate a historic record of such student, to evaluate the relevant decision about the institution type, if public or private, if the secondary studies were taken in a public or private school, if the student made a pre course to enter in the post-secondary, if the student come from an accounting technician before enter in a post-secondary course. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6059)Economia (1096)
Este item está licenciado na Creative Commons License