Navegação Comunicação e Informação por Assunto "Jogos digitais"
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Aproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no Rio Grande do Sul: estratégias empresariais do Grupo RBS
(2020) [Dissertação]As estratégias empresariais que levam a aproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no território brasileiro são o foco desta dissertação. No contexto capitalista, a concorrência nem sempre significa ... -
Botões em ritmo: uma visão comunicacional sobre a experiência técno-estética dos controles de videogames
(2021) [Tese]Esta tese tem por objetivo geral observar e compreender como diferentes sistemas de controle de jogos articulam e afetam a comunicação da experiência de jogo, a partir de suas materialidades físicas e das formas estéticas ... -
Dinâmicas sociais do desenvolvimento das culturas dos videogames no Brasil: o caso do Counter-Strike
(2023) [Dissertação]Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e discutir as culturas dos videogames em seus diferentes lugares sociais através do percurso do jogo Counter-Strike no Brasil. O referencial teórico é dividido em duas partes: ... -
A espectralidade des/contínua do tempo no gameplay de Dark Souls: [Dark Souls] remastered e Dark Souls 3
(2022) [Tese]O objetivo geral desta Tese de Doutorado consiste em investigar a intersecção temporal gerada pela comunicação entre a jogadora e os videogames Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3 durante o gameplay. Adicionalmente, os ... -
Eu não posso ser dois : uma perspectiva sobre o conceito de gameplay a partir de experimentos com o jogo Brothers : a tale of two sons
(2016) [Dissertação]Esta pesquisa concentra-se, fundamentalmente, no conceito de gameplay, tendo como objetivo principal compreender como as materialidades próprias da situação de jogo, as mecânicas e dinâmicas de jogo influenciam e caracterizam ... -
Imaginalis ludens: estudo sobre o elemento lúdico do imaginário com demonstração a partir de Tetris Effect: Connected
(2023) [Tese]Esta tese de doutorado busca compreender como a imaginação se integra com a experiência de um jogo durante o gameplay. Entendendo a imaginação como elemento lúdico do Imaginário, consideramos como parte relevante desse ... -
Loopando e barbarizando com streamers queers: precarização do trabalho, audiovisualidade tecnogendrada e hackeamentos do corpo-mídia
(2023) [Dissertação]Esta pesquisa traça um panorama de trans, travestis, drag queens, bichas afeminadas, lésbicas, não-binaries, entre outros LGBTQIA+ inseridos dentro do mercado de transmissão ao vivo de jogos (streams) em plataformas como ... -
Quem não sonhou em ser jogador de videogame? Free Fire, movimento e as mediações do esport no Brasil
(2023) [Tese]Esta tese discute as práticas e as abordagens dos esports no Brasil, a partir de uma proposta etnográfica de escuta e (re)montagem de histórias subalternas contadas por jogadores do cenário brasileiro de Free Fire (FF). ... -
Realidades em jogo: uma análise de conteúdos e dinâmicas de grupos bolsonaristas no Telegram, durante o período eleitoral de 2022
(2024) [Dissertação]O projeto de pesquisa investiga o uso político de elementos lúdicos da internet pela extrema-direita global, com foco nos movimentos QAnon nos EUA e no período final do governo de Jair Bolsonaro no Brasil. Observa-se que ... -
Representações sobre bibliotecas em games neomedievais
(2020) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a representação sobre bibliotecas em jogos de videogame com temática neomedieval. Para isso, utiliza como principais eixos teóricos a dualidade entre os campos hermenêutico e ...