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dc.contributor.advisorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.authorFrichmann, Betinapt_BR
dc.date.accessioned2012-12-05T01:42:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61742pt_BR
dc.description.abstractBiografia, biografemática, autobiografemática. Um choque no encontro entre vidas minúsculas e pontos secretos revirados em gavetas fechadas. Uma escrita do eu sobre eu com dados coletados na não rotina de emoções, no espaço entre fronteiras, história e ficção. A Educação como um lugar de processos tem no método uma parte fundamental para desenvolver procedimentos. Neste estudo, o método não é definido à priori, ele se desenvolve na medida em que as operações se fazem e se fazem no processo. No procedimento, interessa-me colher para poder transformar. É um olhar de transformação que tenho em vista. Este livro-objeto-dissertação-produto é uma catedral de ações. Os objetos-imagens produzem este conjunto e não são necessariamente um produto constituído. O meu desejo é que este conjunto presenciasse a vida de onde se extraem afectos. Uma vida que escoa, que desprende a realidade, vida sem passado. Que desprende a realidade e ocupa espaços geográficos, espaços do pensamentosensação. Este texto propõe uma perspectiva da arte a partir da observação da vida e esta como criação. Procura por um tempo acronológico que desacomoda e pulsa o pensar.pt_BR
dc.description.abstractBiography, biographematic, autobiographematic. A shock between tiny lives and secret dots inside messy drawers. A way of writing about the self with data collected in the non-routine of the emotions, in the territory between borders, history, and fiction. As a processual place, Education has in the method a basic tool to develop procedures. In this study, the method is not defined beforehand, it develops as the operations occur and are made during the process. What interests me in the procedure is to gather in order to be able to transform. What I have in mind is a transforming gaze. This book-object-dissertationp r o d u c t i s a c a t h e d r a l o f a c t i o n s . Objects-images produce this set, and are not necessarily a m a d e u p p r o d u c t . My wish is that this set witnesses the life from where the affections are drawn. A life that flows, that detaches reality, life without past. A life that occupies geographic s p a c e s , s p a c e s f o r t h o u g h t - s e n s a t i o n s . This text proposes a view of art based on the observation of life, and life as creation. It seeks a non-chronological time that unsettles thought, making it pulsate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectBiographematicen
dc.subjectEducationen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectBarthes, Rolanden
dc.titleViagens guardadas : arte da autobiografemática em educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000866056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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