Informática na Educação: Últimas Submissões
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Exergames como mediadores da estimulação de componentes das funções executivas em crianças do ensino fundamental I
(2018) [Tese]A tese de doutorado intitulada “Exergames Como Mediadores Da Estimulação De Componentes Das Funções Executivas Em Crianças Do Ensino Fundamental I” possui como objetivo compreender de que maneira uma intervenção no ambiente ... -
Grupos de colaboração : a influência da postura interpessoal na aprendizagem de lógica de programação
(2022) [Tese]Desenvolver a lógica de programação é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos calouros dos cursos de graduação na área de Computação e Informática. A aprendizagem com os pares é uma estratégia pedagógica que pode ... -
Desenvolvimento de um framework com estratégias de avaliação de agentes conversacionais educacionais
(2022) [Tese]O crescimento das tecnologias de informação e comunicação tem demonstrado uma série de ferramentas desenvolvidas para as mais diversas finalidades, entre elas, as ferramentas que possibilitam o envio de mensagens instantâneas ... -
Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
(2022) [Tese]A sociedade atual demanda que seus integrantes sejam capazes de se expressar por meio das duas habilidades de escrita em diferentes contextos. No âmbito do ensino superior, por exemplo, os alunos são instigados a escreverem ... -
Reversibilidades lógicas : possibilidades para pensar os processos de ensino e aprendizagem em contabilidade
(2022) [Tese]A presente pesquisa está inserida no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da ... -
A construção de conhecimentos de algoritmos : uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica arduino
(2022) [Tese]Alguns dos maiores desafios no processo de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos de Informática estão relacionados com a disciplina Lógica de Programação. Esta disciplina geralmente é ministrada no início dos cursos e ... -
Mãos sinalizantes : ambiente virtual de aprendizagem da língua brasileira de sinais com enfoque em variações linguísticas do litoral norte gaúcho
(2022) [Tese]A sociedade atual caracteriza-se pela diversidade existente e pela busca de ações com equidade. As tecnologias podem ser fortes aliadas nas práticas em prol de oportunidades com acessibilidade, como para a comunidade surda. ... -
Explorando simulações e laboratórios virtuais multimídia como recursos de aprendizagem de física
(2022) [Tese]Neste trabalho foi estudada a utilização de laboratórios virtuais multimídia como recurso de aprendizagem de Física dentro da perspectiva das trajetórias de aprendizagem, da teoria da aprendizagem significativa e da ... -
Identificação de estratégias cognitivas elaboradas por estudantes na resolução de situações-problema em matemática por meio de uma ferramenta digital
(2022) [Tese]A investigação dos raciocínios utilizados e das relações lógicas estabelecidas pelos estudantes nas atividades que lhes são propostas fornece evidências das estratégias cognitivas que elaboram. Identificar esses elementos ... -
Narrativas digitais na formação de professores : potencialidades, dimensões formativas e construtos de identidade docente
(2021) [Tese]A narrativa digital caracteriza-se como fenômeno que emerge do alinhamento entre o narrar histórias e os recursos de mídias digitais presentes no contexto da cibercultura. Esta pesquisa versa sobre as potencialidades da ...