Reversibilidades lógicas : possibilidades para pensar os processos de ensino e aprendizagem em contabilidade
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa está inserida no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração (registros), implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, o estudo busca respon ...
A presente pesquisa está inserida no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração (registros), implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, o estudo busca responder quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes do curso de Contabilidade ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil. Para isso delineou-se como objetivo principal identificar, através de uma ferramenta digital, quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil, de modo a gerar diagnósticos do processo lógico dos estudantes e recomendações ao docente de Contabilidade. Fundamenta-se na teoria piagetiana para compreender os processos lógicos próprios da natureza contábil e como esses podem ser explicados a partir das reversibilidades lógicas do modelo teórico da estrutura de grupo INRC ([I]identidade; [N]negação; [R]recíproca; [C]correlativa), característica principal do pensamento operatório formal. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva, que se materializou, em parte, através do desenvolvimento de um sistema autoral, de escrituração contábil. Entre os resultados, identificou-se que, primeiro: a reversibilidade própria de um lançamento contábil é uma recíproca (R), originada pela coerência lógica e contábil do lançamento. Segundo: dentre os estudantes investigados foram identificadas (regularidades) formas típicas de realização de lançamentos: 1ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e coerência contábil (reversibilidade recíproca (R)); 2ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade recíproca (R)) e; 3ª forma: o lançamento operado tem incoerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade negação (N)). A identificação das formas típicas oportunizou a criação de um diagnóstico a respeito da construção lógica do estudante e a geração automática de recomendações ao docente. Os diagnósticos individualizados, gerados pelo sistema, possibilitam indicar aos docentes se as dificuldades do estudante estão relacionadas ao conteúdo ou às construções lógicas do pensamento. Aos estudantes, a ferramenta digital possibilita a realização da tarefa dispensando a utilização do caderno e disponibiliza a geração do gabarito ao final. Como contribuição à área, o estudo possibilitou diferente perspectiva para aprofundar na discussão da problemática de ensino e aprendizagem dos estudantes de Contabilidade, ou seja, a das construções lógicas do pensamento. ...
Abstract
The present research is inserted in context of teaching and learning of undergraduates of the Accounting Sciences course and has as its investigation focus the logical construction of thought, necessary for formalization of Accounting records understanding. The accounting knowledge formalization, especially bookkeeping (records), implies inversion and reciprocity (reversibilities) reasoning, commonly causing misunderstanding in students. Thus, the study aims to answer which logical reversibilit ...
The present research is inserted in context of teaching and learning of undergraduates of the Accounting Sciences course and has as its investigation focus the logical construction of thought, necessary for formalization of Accounting records understanding. The accounting knowledge formalization, especially bookkeeping (records), implies inversion and reciprocity (reversibilities) reasoning, commonly causing misunderstanding in students. Thus, the study aims to answer which logical reversibilities are operated by students of Accounting disciplines when performing an accounting bookkeeping task. For this purpose, the main objective was to identify, through a digital tool, which logical reversibilities are operated by students when performing an accounting bookkeeping task, in order to generate diagnoses of the students' logical process and recommendations to Accounting teacher. It is based on Piagetian theory to understand the logical processes inherent to the accounting nature and how these can be explained from the logical reversibilities of the theoretical model of the INRC group structure ([I]identity; [N]negation; [R]reciprocal; [C]correlative), main feature of formal operational thinking. Methodologically, it is characterized as an exploratory-descriptive qualitative research approach, which materialized, in part, through the development of an authorial system of bookkeeping. Among the results, it was identified that, first: the reversibility of an accounting entry is a reciprocal (R), originated by the logical and accounting consistency of the entry. Second: among the investigated students, typical ways of making entries were identified (regularities): 1st form: the entry operated has logical coherence and accounting coherence (reciprocal reversibility (R)); 2nd form: the entry operated has logical consistency and accounting inconsistency (reciprocal reversibility (R)) and; 3rd form: the transaction operated has logical inconsistency and accounting inconsistency (reversibility negation (N)). The identification of typical forms allowed the creation of a diagnosis regarding the logical construction of the student and the automatic generation of recommendations to the teacher. The individualized diagnoses, generated by the system, make it possible to indicate to teachers whether the student's difficulties are related to the contents or to the logical constructions of thought and, in this case, the insistence on repeating the explanations of the contents will not be enough to solve the comprehension difficulties. For students, the digital tool makes it possible to carry out the task without the use of the notebook and provides the generation of the feedback at the end. As a contribution to the area, the study allowed a different perspective to deepen the discussion of the problem of teaching and learning of Accounting students, that is, the logical constructions of thought. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
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