Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Claudio Ricardo Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2012-10-16T01:37:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56472pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado em Educação, realizada com recorte etnográfico, analisa um determinado lugar na cidade de Porto Alegre, reconhecido como um lugar de sociabilidades e práticas homossexuais, mas que se diferencia ao acolher qualquer público adulto (homens heterossexuais, travestis, mulheres). Mesmo se tratando de lugar reconhecidamente gay, paradoxalmente se percebem indicações eróticas e hierarquizações a partir de comportamentos e práticas heterossexuais. Inspirado na obra do Marques de Sade, Os 120 dias de Sodoma ou a Escola de Libertinagem, penso nesse local com a ajuda da metáfora do Castelo de Silling, que sofreu inúmeras adaptações para comportar tantas atuações a partir de manifestações eróticas e das próprias práticas sexuais. O ‘castelo’ pesquisado também possibilitou a análise de uma específica prática corporal, o strip tease masculino, a partir de variados investimentos no substrato corporal de homens jovens, masculinos, que diariamente exibem-se para uma plateia predominantemente homossexual. Nesses shows foram percebidos elementos pedagógicos relacionados a gênero e sexualidade, pautados em uma possível supremacia da heterossexualidade que se apresenta no palco, ao mesmo tempo em que se desvalorizam as próprias homossexualidades dos clientes, o gênero feminino e a condição travesti. Portanto, tal ‘castelo’ pode ser também analisado a partir de referenciais heteronormativos percebidos em alguns espaços e nesses shows com o rechaço das homossexualidades e feminilidades ali representadas.pt_BR
dc.description.abstractThis qualitative doctoral research in education, conducted with ethnographic inspiration, examines a particular place in the city of Porto Alegre, recognised as a place of homosexual sociabilities and practices, but that also excepts any adult audience (heterosexual men, transvestites, women). Even if it came to be recognized as a gay place, paradoxically it is possible to notice some hierarchies based upon heterosexual practices and behaviors. Inspired by the work of Marquis de Sade, The 120 days of Sodom, or the School of Licentiouness, I see this particular research field as he metaphor of the Silling castle, which suffered numerous adaptations to accommodate several performances and erotic practices. The ' Castle ' that was researched also enabled the analysis of a specific bodily practice, the male strip tease. The analysis problematized the various investments in the body young masculine men who, daily entertain an audience that is predominantly homosexual. In these shows pedagogical elements related to gender and sexuality were perceived. These elements presented on stage were mosty based on a possible supremacy of heterosexuality, which at the same time that devalues the homosexuality of the customers, the feminine and transvestite conditions. Therefore, though being mostly dedicated to gay customers the shows presented in this “castle” also have heteronormative referentials like the rejection of feminine traits and homosexuality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEroticismen
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectStrip teaseen
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectMasculinityen
dc.titleTrazendo a noite para o dia : apontamentos sobre erotismo, strip tease masculino, pedagogias de gênero e sexualidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000860987pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples