Análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã no período 1990-2010
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho visa à análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã entre 1990 e 2010, no contexto da globalização e no acirramento da competição internacional. A hipótese é que a decisão estratégica de expansão internacional das montadoras, por meio do investimento direto externo (IDE), abertura de subsidiárias no exterior, fusões, aquisições, joint-ventures e parcerias, e a adaptação aos novos padrões de concorrência setorial teriam sido fundamentais pa ...
Este trabalho visa à análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã entre 1990 e 2010, no contexto da globalização e no acirramento da competição internacional. A hipótese é que a decisão estratégica de expansão internacional das montadoras, por meio do investimento direto externo (IDE), abertura de subsidiárias no exterior, fusões, aquisições, joint-ventures e parcerias, e a adaptação aos novos padrões de concorrência setorial teriam sido fundamentais para a manutenção da competitividade internacional desta indústria. Para isto, serão investigados o contexto em que a indústria se encontrava no início dos anos 1990, os desdobramentos da indústria automobilística mundial, além de analisar, especificamente, o caso de três empresas (Volkswagen, BMW e Daimler) e os resultados alcançados por elas. ...
Abstract
This paper aims to analyze the internationalization and competitiveness of the German automotive industry in the time frame between 1990 and 2010, in the context of globalization and the intensification of international competitiveness. The hypothesis is that the German carmakers’ strategic decision of international expansion through foreign direct investment (FDI), the opening of subsidiaries abroad, mergers and acquisitions, joint ventures and partnerships, along with adapting to the new patt ...
This paper aims to analyze the internationalization and competitiveness of the German automotive industry in the time frame between 1990 and 2010, in the context of globalization and the intensification of international competitiveness. The hypothesis is that the German carmakers’ strategic decision of international expansion through foreign direct investment (FDI), the opening of subsidiaries abroad, mergers and acquisitions, joint ventures and partnerships, along with adapting to the new patterns of competition in their industry branch, led to the maintenance of their international competitiveness. To allow for this analysis, this paper will investigate the context in which the German automotive industry was located at the beginning of the 1990’s, the unfolding of the international automotive industry, and, moreover, the cases of three companies - Volkswagen, BMW and Daimler –and the results they achieved. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
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