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dc.contributor.advisorHenkin, Heliopt_BR
dc.contributor.authorSpohr, Rodrigo Neujahrpt_BR
dc.date.accessioned2012-05-05T01:24:37Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/40298pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa à análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã entre 1990 e 2010, no contexto da globalização e no acirramento da competição internacional. A hipótese é que a decisão estratégica de expansão internacional das montadoras, por meio do investimento direto externo (IDE), abertura de subsidiárias no exterior, fusões, aquisições, joint-ventures e parcerias, e a adaptação aos novos padrões de concorrência setorial teriam sido fundamentais para a manutenção da competitividade internacional desta indústria. Para isto, serão investigados o contexto em que a indústria se encontrava no início dos anos 1990, os desdobramentos da indústria automobilística mundial, além de analisar, especificamente, o caso de três empresas (Volkswagen, BMW e Daimler) e os resultados alcançados por elas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the internationalization and competitiveness of the German automotive industry in the time frame between 1990 and 2010, in the context of globalization and the intensification of international competitiveness. The hypothesis is that the German carmakers’ strategic decision of international expansion through foreign direct investment (FDI), the opening of subsidiaries abroad, mergers and acquisitions, joint ventures and partnerships, along with adapting to the new patterns of competition in their industry branch, led to the maintenance of their international competitiveness. To allow for this analysis, this paper will investigate the context in which the German automotive industry was located at the beginning of the 1990’s, the unfolding of the international automotive industry, and, moreover, the cases of three companies - Volkswagen, BMW and Daimler –and the results they achieved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGerman automotive industryen
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectCompetitividade industrialpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectAlemanhapt_BR
dc.titleAnálise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã no período 1990-2010pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000828041pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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