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dc.contributor.advisorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-29T01:17:49Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32216pt_BR
dc.description.abstractEsta tese constitui uma pesquisa qualitativa que tem como foco um estudo de caso com adolescentes, doentes crônicos com Fibrose Cística (FC), internados em quarto restrito no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), em situação de exclusão temporária e o acesso e uso da WEB 2.0 e de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Apresenta como objetivos verificar as produções e interações de adolescentes com FC hospitalizados em quartos restritos quando se oportuniza o uso de recursos da WEB 2.0 e de AVAs, acompanhar e avaliar o processo de interação entre os adolescentes e destes com amigos virtuais através das redes sociais e observar e analisar a criação e produção de e entre os sujeitos no processo de utilização e exploração dos recursos tecnológicos. Os sujeitos desta pesquisa são oito adolescentes com acesso ao computador no período de hospitalização que integram as redes sociais no processo de interação, de vinculação e de compartilhamento constituindo um novo cenário nas relações sociais em quartos restritos do hospital. Descreve as discussões e interações dos adolescentes nos chats do AVA Eduquito, as produções de mídias e a construção colaborativa e cooperativa do Blog Cor@gem. O Blog se constitui no cenário em que os personagens acessam, usam e produzem de forma compartilhada as produções no uso de imagem, som e texto criando vídeos, tendo como tema principal a hospitalização, a doença e os laços de afeto entre os adolescentes participantes do projeto. A construção colaborativa e cooperativa no Blog propiciou um espaço de trabalho e de criação conjunta entre os adolescentes resultando em um espaço de construção sociointeracionista reunindo pacientes com FC, hospitalizados em quartos restritos, através de comunidades virtuais com acesso e uso da WEB 2.0.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is a qualitative research about a case study with adolescents with Cystic Fibrosis (CF), a chronic disease, hospitalized in a restricted room in the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). They are in a situation of temporary exclusion and they access and use WEB 2.0 and Virtual Learning Environments (VLEs). This thesis intends to verify the productions and interactions of these adolescents with CF hospitalized in restricted rooms when we offer to them the use of the Web 2.0 features and VLEs. This work also want to monitor and to evaluate the process of interaction between these adolescents with online friends through social networks, and to observe and to analyze the creation and production of these people in the process of exploration and use of technological resources. The subjects of this research are eight teenagers with access to computers during the hospitalization, that integrate social networks in the interaction‟s process, linking and sharing, constituting a new stage in social relations in restricted rooms in the hospital. Besides, this research also describes the discussions and interactions among adolescents in the AVA Eduquito chats, the media productions and the collaborative and cooperative building of the Blog Cor@gem. Using this Blog, the characters visit, use and build productions that are shared in the use of image, sound and text, creating videos, with the main theme of hospitalization, illness and the bonds of affection among adolescents that participate in this project. The cooperative construction of this Blog provided a collaborative creation among these adolescents, resulting in a construction of a sociointeractionist space, gathering CF patients hospitalized in restricted rooms through virtual communities with access to Web 2.0.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectWEB 2.0en
dc.subjectCriança hospitalizadapt_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectCystic fibrosisen
dc.subjectFibrose císticapt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectWebpt_BR
dc.titleAmbientes virtuais de aprendizagem e recursos da web 2.0 em contexto hospitalar : rompendo a exclusão temporária de adolescentes com fibrose císticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000785512pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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